Como compreender o comportamento do seu cão | Advance

O COMPORTAMENTO DO SEU CÃO

O comportamento do seu cão divide-se em inato, que corresponde àquele que se herda e que caracteriza uma determinada raça e o adquirido, que corresponde ao comportamento que se aprende. Ambos formam a personalidade do seu cão e é importante distingui-los para poder compreendê-lo melhor.

O comportamento inato é o geneticamente herdado, por isso é que se pode falar de um determinado carácter nos cães pertencentes à mesma raça. Um exemplo deste comportamento pode ser o instinto protetor de uma mãe relativamente aos seus cachorros, o modo como alguns cães defendem o seu território ou como procuram o alimento

Por sua vez, o comportamento adquirido é o que o seu cão aprende ao longo da vida. Neste caso, a educação e as experiências individuais são determinantes, e cada cão acaba por desenvolver a sua própria conduta. Exemplos? O facto de fazer as suas necessidades em determinadas alturas e locais ou o facto de se saber sentar, deitar ou permanecer quieto ao ouvir uma ordem.

O equilíbrio alcança-se, sem dúvida, quando se preservam as características próprias do seu cão (ou seja, o seu comportamento inato) juntamente com uma educação correta que garanta um comportamento adquirido salutar.

Será muito útil para o seu cão poder contar com um ambiente ótimo: desta forma, irá ajudá-lo a desenvolver e potenciar os aspetos mais positivos do seu carácter geneticamente herdado. Equilibrar o comportamento inato e adquirido é fundamental para qualquer animal, uma vez que isso permitirá que sejam estáveis e saudáveis, tanto física como mentalmente.

Descubra o melhor alimento para
o seu cão

Começar teste

Artigos que lhe
podem interessar