Como conseguir que o seu cão tome os medicamentos

Regressa do veterinário um pouco mais aliviado; o seu cão está bem, só é preciso dar-lhe alguns remédios! Mas, uma coisa aparentemente simples, converter-se-á num grande desafio: Como é que faço para o meu cão tomar os remédios sem lhe causar stress?

O primeiro a fazer é manter a calma. Falar-lhe de forma serena, ao mesmo tempo que o acaricia é o melhor modo para lhe transmitir confiança.

Será muitíssimo mais fácil se tiver havido algum tipo de investimento na sua educação, por exemplo se alguma vez tiver sido ensinado a sentar-se, igualmente importante é ter sido habituado a que se lhe abra a boca, a deixar colocar a sua mão dentro da boca, a erguer-lhe o queixo com a boca fechada, a tocar-lhe nas orelhas e a receber massagens nas mesmas. Se vir isso como uma brincadeira, servirá de treino no caso de ter que lhe dar algum medicamento.

Pastilhas, comprimidos e cápsulas

Uma opção será preparar uma almôndega de queijo ou de carne e “esconder” o comprimido no interior. Se o seu cão a desfizer e conseguir separá-lo sem o engolir, nesse caso terá que colocar o medicamento diretamente na sua boca:

  • Mantenha a boca dele aberta, pressionando a lateral do maxilar e introduza o remédio o mais profundamente possível, na base da língua.
  • Depois, deve manter o focinho fechado, levantado ligeiramente o queixo durante alguns instantes para evitar que o expulse.
  • Assim que “parecer” ter ingerido o remédio é necessário seguir o cão, para a eventualidade de não o ter engolido bem e vomitá-lo em algum canto.
Medicação injetável

Para administrar este tipo de medicamentos deve recorrer sempre a um profissional ou seguir todas as instruções devidamente personalizadas.

Xaropes e medicamentos líquidos orais

São os mais simples de administrar. Com a ajuda de uma seringa, obviamente sem a agulha, será suficiente.

  • Segure com firmeza o seu cão e mantenha a sua mandíbula aberta. Derrame o líquido da seringa.
  • Se fechar a boca, pode levantar a comissura do lábio e formar uma abertura para injetar aí o líquido.
  • Mantenha a cabeça dele levantada para ajudá-lo a engolir. Nos próximos minutos, verifique que não o vomita.
Supositórios

Para introduzir supositórios é recomendável usar luvas de látex e colocar um pouco de vaselina na ponta do produto para entrar mais suavemente.

  • Levanta a cauda e introduza-o com o indicador, o mais profundamente possível.
  • Mantenha a cauda apertada contra o ânus durante alguns segundos para que não o expulse.
Cremes e gotas

Tanto as gotas para as orelhas como os colírios para os olhos devem ser aplicar-se com muitíssimo cuidado. No caso das gotas e pomadas para os olhos, é necessário que a cabeça do seu cão permaneça imobilizada para evitar uma lesão no globo ocular.

  • Limpe primeiro com água salina, levante a pálpebra superior ou desça a inferior.
  • Partindo de cima, e sem tocar na córnea para evitar risco de lesões, aplique as gotas ou a pomada. Feche a pálpebra e friccione com suavidade para espalhar o produto.
Nunca deve aplicar medicamentos concebidos para os seres humanos num cão, uma vez que isso pode ter consequências fatais. As aspirinas e o ibuprofeno são proibidos, pois podem ser altamente tóxicos.

Já está preparado para dar ao seu cão os medicamentos que necessita. Ele confia em si, mais do que em qualquer outra pessoa no mundo: é a sua pessoa favorita, não lhe falhe! E lembre-se, qualquer dúvida que tenha relativamente à medicação deve esclarecê-la sempre junto do seu veterinário de confiança.

Artigos que podem
interessar a você