Ensine o seu cão a responder prontamente quando o chamar | Advance

ENSINE O SEU CÃO A RESPONDER
PRONTAMENTE
QUANDO O CHAMAR

Primeiro o seu cão deverá ser capaz de se identificar pelo seu nome. Depois? Vir imediatamente quando o chamar, pois, às vezes, uma resposta rápida pode evitar situações perigosas.

A ordem mais importante que deve ensinar ao seu cachorro é a de ir ter consigo quando o chama. Deverá fazê-lo tanto para sua própria segurança como da dos demais; tem que ter a certeza que o seu cão irá responder prontamente quando atravessar a rua, se assistir ao início de uma disputa entre outros animais que se encontrem nas proximidades ou, simplesmente, se for necessário afastá-lo de pessoas que não se sentem confortáveis com a sua presença.

1

Escolha uma ordem de chamada e repita-a. Deve ser sempre a mesma. Além disso, também deve ser curta e conter o nome do seu cão.

2

Insista com a ordem até obedecer. Não desista de dar a ordem, embora desobedeça; esse é, aliás, um comportamento muito habitual durante as primeiras fases de aprendizagem.

3

Pode acompanhar a ordem com um gesto, que também deverá repetir sempre, como por exemplo dar uma palmada na coxa.

4

Pode inserir a aprendizagem num programa de treino. As sessões devem ser breves e, preferencialmente, no mesmo local. É conveniente começar a uma distância pequena e ir afastando-se progressivamente até uma distância prudente.

ATITUDE DURANTE O PASSEIO

Lembre-se que só deverá passear o seu cão sem a trela unicamente quando ele obedecer à ordem de chamada. Nos primeiros passeios, poderá ser-lhe útil a utilização de uma trela comprida e permitir-lhe que se afaste um pouco antes de o chamar; se não responder, a trela servirá para evitar que fuja. Se isso acontecer, não o repreenda; ensine-o novamente até que aprenda.

Não se esqueça que o seu cão estará sempre atento àquilo que faz e diz. Se aprender a compreender as suas ordens, terá a garantia de um passeio tranquilo.

Descubra o melhor alimento para
o seu cão

Começar teste

Artigos que lhe
podem interessar