dos pirenéus

Dispôs-se a adestrar o seu Cão de Montanha dos Pirenéus? Deve saber que a energia e vivacidade que o caracterizam são talvez precisamente as mesmas qualidades que podem complicar ligeiramente o seu treino. Têm dificuldades em acatar ordens, por isso o ideal é começar o treino quando antes. Não desanime.

 

Em linhas gerais, o Cão de Montanha dos Pirenéus tem um carácter particularmente nervoso e agitado nos seus primeiros meses de vida. Por esse motivo é que a autoridade e a disciplina serão duas virtudes que deverá possuir, se o escolher como cão de companhia. Irá ouvi-lo a ladrar com força e muito, inclusive às pessoas que tentem brincar com ele; isso deve-se ao seu instinto de cão de guarda. É preferível corrigir logo essa atitude para evitar problemas; se necessário, recorrendo à ajuda de um adestrador profissional.

 

RECOMENÇÕES BÁSICAS PARA EDUCAR O CÃO DE MONTANHA DOS PIRENÉUS

1

NÃO O CONFINE A UM APARTAMENTO

A sua principal missão é desempenhar a função de cão de guarda de rebanhos. Fechar este cachorro num apartamento de dimensões reduzidas é algo totalmente desaconselhável. Se não conseguir proporcionar-lhe uma vida de acordo com as suas necessidades, é preferível optar por um cachorro de outra raça.

2

É SEMPRE
UM GUARDIÃO

Tem bastante interiorizada a sua função de cão de guarda e é praticamente impossível conseguir que ignore o seu instinto. Nesse sentido, é muito fácil vê-lo a confundir os membros da família com ovelhas do rebanho e a tratá-los como tal.

3

AS SESSÕES DE ADESTRAMENTO

O processo de adestramento escolhido para este cachorro dependerá se o seu cachorro exerce ou não funções de cão de guarda. O adestramento não deve ser iniciado antes dos 8 ou 10 meses, e as sessões devem ter uma duração aproximada de 15 minutos por dia. Deve diferenciar claramente uma sessão de adestramento de uma atividade lúdica.

4

A APRENDIZAGEM DA CHAMADA

Uma raça habituada a viver ao ar livre deve aprender rapidamente a ordem de chamada, ao mesmo tempo que aprende a identificar o seu próprio nome. Para conseguir isso, utilize uma trela de aproximadamente 2,5 metros. Aproveite uma saída para um local aberta e caso se afaste demasiado chame-o e se responder prontamente felicite-o. Se, pelo contrário, ignorar a ordem de chamada, tem sempre a trela como garantia para evitar que fuja, até aprender a responder.

Artigos que podem
interessar a você