O cachorro Golden Retriever | Advance

o cachorro Golden retriever

Adorável, carinhoso e, quase, sobredotado. Assim é como poderia descrever-se o seu cachorro Golden Retriever, e se lhe proporcionar uma boa e precoce educação, ele conservará essas características durante toda a sua vida.

A EDUCAÇÃO, UMA TAREFA EXIGENTE

Educar o cachorro Golden Retriever não é uma tarefa simples, basicamente porque adora brincar e divertir-se, sendo necessário dedicar-lhe muito tempo até conseguir assimilar as ordens e tornar-se num cão encantador. Além disso, é um cão muito sensível:

  • Evite os gritos e tente que lhe obedeça utilizando boas palavras.
  • Durante a primeira etapa da sua educação, entre as 3 e as 14 semanas, deverá estar bastante atento a ele; deve mostrar-lhe que é o líder.
  • Quando desobedecer ou tiver algum “acidente” ao fazer as suas necessidades, mantenha a calma e não se mostre afetado: esse comportamento confunde-o e pode fazê-lo duvidar da sua capacidade de liderança.

O seu cachorro Golden tem um carácter bastante traquina, portanto não se surpreenda se encontrar sapatilhas mordidas ou escondidas em algum canto da casa. Para evitar dissabores:

  • Não deixe ao alcance do seu cão nenhum objeto que para si seja importante conservar intacto.
  • Ensine-o a distrair-se com brinquedos: bolas, cordas, ossos de brincar, etc, para não estragar outros objetos.
É o companheiro de brincadeira ideal, dado que gosta bastante da atividade física com os mais pequenos e está sempre disposto a alinhar nas travessuras.

CUIDADOS

O seu Golden necessita que o incentive à prática de exercício. É necessário passeá-lo duas vezes ao dia e escová-lo de forma assídua para remover o pelo que lhe está a cair. Além disso, deve programar consultas de prevenção no veterinário, uma vez que tem propensão para sofrer epilepsia, hipotiroidismo ou malformações nas pálpebras ou inclusive alguma malformação cardíaca congénita.

RELAÇÃO COM AS CRIANÇAS

Parece um peluche e tem um carácter brincalhão e traquina, características que o tornam adorável aos olhos de qualquer criança. Mas, às vezes, é necessário proteger este cachorro dos mais pequenos. Como carece do reflexo de defesa, evite que as crianças lhe puxem o pelo ou as orelhas porque isso pode magoá-lo. Em contrapartida, é o companheiro de brincadeira ideal, dado que gosta bastante da atividade física com os mais pequenos e está sempre disposto a alinhar nas travessuras.

CÃO-GUIA OU DE ASSISTÊNCIA

O Golden Retriever é uma raça com uma sensibilidade especial, o que o converte num excelente companheiro para pessoas com deficiência. Caso deseje educá-lo para ser um cão-guia ou acompanhante, é necessário que reúna as aptidões necessárias. A partir da sétima semana terá que passar num pequeno teste especial que serve para determinar as suas aptidões. Esta prova designa-se por teste de Campbell e tem como objetivo observar o seu grau de confiança, adaptabilidade e carácter:

  • Se os resultados forem favoráveis, a partir da nona semana inicia-se um processo de aprendizagem.
  • Após esse período, entre os 15 e os 18 meses, já estará preparado para o curso intensivo e para passar o fim de semana com a família de acolhimento.

A partir dos dois anos, já poderá ajudar uma pessoa com invalidez.

Descubra o melhor alimento para
o seu cão

Começar teste

Artigos que lhe
podem interessar