O cachorro São Bernardo

Um cachorro lindíssimo que, em adulto, acaba por se converter em algo muito parecido a um peluche gigante. Aproveite bem o seu cachorro enquanto é pequeno, principalmente para lhe dar colo… Quando for adulto, o mais provável é que seja ele a carregá-lo a si!

O cachorro São Bernardo é afável e carinhoso e necessita da companhia da sua família para se sentir feliz. Tenha em conta que este cachorro multiplicará por 100 o seu peso de nascimento. Na etapa de cachorro, irá agradecer as suas demonstrações de afeto, mas quando crescer e atingir os 70 kg pode tornar-se difícil conseguir mexer-se. Um São Bernardo continua a crescer e a aumentar o peso e o tamanho até aos 18 ou 24 meses.

IMPONENTE GUARDIÃO

O São Bernardo é um gigante bonacheirão que nunca procura conflitos. Mas, sendo dono de um forte instinto protetor, isso também faz dele um excelente cão de guarda. Para ser bem-sucedido ao adestrar o cachorro São Bernardo, deve saber que a obediência é a primeira máxima que deve assumir, sem contemplações. Se fizer algo incorreto ou proibido, deve fazê-lo saber com muita determinação: um “não” firme é inconfundível. Aprender o “não” é uma das primeiras e mais importantes lições. Cada sessão de adestramento deve terminar com um exercício divertido ou mais descontraído, algo que proporcione ao seu cachorro uma sensação agradável.

CONTROLE A SUA EFUSIVIDADE

O seu cachorro é um sentimentalão e gosta de demonstrar o quanto gosta de si ou o quanto sentiu a sua falta e irá atirar-se carinhosamente para cima de si. Estas demonstrações de afeto são aceitáveis enquanto é um cachorro, mas à medida que cresce tornam-se, inclusive, algo perigosas. Para corrigir esse comportamento, é importante reforçar algumas ordens chave, como “senta” ou “deita” seguidas de uma felicitação. Se optar por ter um cão desta raça, deve ponderar se dispõe de um espaço adequado ao seu tamanho, uma vez que tem necessidade de correr e de se movimentar. Não é aconselhável que passe a noite no exterior da casa, pelo menos até ter concluído a sua etapa de crescimento.

Artigos que podem
interessar a você