O CACHORRO YORKSHIRE

Todos os cães de raças pequenas são frágeis ao nascer. O seu cachorro não é exceção. É quiçá, devido ao seu tamanho, que às vezes se preocupa particularmente com a sua saúde, tentando evitar todo o tipo de acidentes e traumatismos quotidianos (quedas do sofá, calcadelas, golpes ao fechar uma porta, etc.). Porém, ninguém escapa à sua genética, podendo desenvolver doenças próprias da sua raça.

Algumas doenças são mais frequentes ou próprias de uma determinada raça. Isto não significa que o seu Yorkie irá necessariamente padecer destas doenças, mas há sempre essa possibilidade.

Displasia retiniana hereditária

A retina é a camada de células que se encontra no interior do olho e que possibilita a visão, e normalmente é totalmente lisa. Esta patologia aparece quando a retina apresenta vincos. Nos casos graves pode, inclusive, haver um descolamento da retina e, consequentemente, a perda da visão. O diagnóstico realiza-se entre as 6 e as 8 semanas de vida.

 

Doenças neurológicas

Afetam o desenvolvimento do sistema nervoso; incluindo o cérebro e a medula espinal. Algumas das doenças neurológicas típicas do Yorkshire são:

  • A subluxação atlantoaxial

    É uma alteração das duas primeiras vértebras cervicais que comprime a medula espinal, e que durante o primeiro ano de vida pode significar problemas para caminhar.

  • A encefalopatia hepática

    Os problemas no fígado podem afetar o cérebro e outros tecidos nervosos. Ocorre, mais frequentemente, durante os primeiros 12 meses.

  • Hidrocefalia

    É a acumulação excessiva de líquido no interior do crânio e da medula espinal. Esta acumulação exerce uma excessiva pressão sobre os neurónios dificultando a aprendizagem e provoca alterações de carácter.

Doença de Legg-Calvé-Perthes

Provoca a morte de células e tecidos da anca originando osteoartrite. A taxa de incidência é maior nos machos do que nas fêmeas e aparece entre os 3 e os 4 meses de vida, embora possa passar despercebida até aos 6 meses. Se o seu Yorkshier sofrer desta doença, provavelmente não apoie a extremidade afetada no chão. É possível corrigir com uma simples intervenção cirúrgica.

 

Displasia do cotovelo

É uma luxação da articulação. Pode manifestar-se a partir das 4 a 6 semanas de vida. Por norma, o tratamento é cirúrgico e varia em função da alteração que o cão apresentar.

Conhecer estas doenças, prestar-lhe os cuidados necessários e consultar o seu veterinário é fundamental, de modo a proporcionar ao seu cachorro Yorkshire a melhor qualidade de vida possível.

Artigos que podem
interessar a você