O ciclo reprodutivo da sua cadela | Advance

O CICLO REPRODUTIVO DA SUA CADELA

Se tem uma cadelinha em casa que não está esterilizada será conveniente ter em conta os seus ciclos reprodutivos. Nesse caso, se souber exatamente o que acontece em cada momento do seu ciclo, será mais fácil que todos em casa a ajudem a passar por cada um deles da melhor forma possível.

Si bien existen particularidades de cada raza, se estima que –en general- las perras alcanzan la pubertad entre los seis meses y los dos años de vida. La edad ideal para su reproducción es entre los dos y los seis años y se recomienda que no tenga un primer parto después de los seis años y que ya no tenga ninguno más después de los nueve.

El ciclo sexual está compuesto por 4 fases (llamadas proestro, estro, diestro y anoestro)y dura entre 140 y 300 días. El tiempo de celo aparece dos veces al año, aunque en algunos casos puede ocurrir cada 7, 8, 9 meses; incluso una sola vez al año.

AS ETAPAS DO CICLO REPRODUTIVO

As 4 etapas do ciclo reprodutivo:

1

Protoestro
Inicia quando a cadela começa a manchar tudo com sangue, o que indica que o seu corpo se está a preparar para uma possível gestação. Alterações físicas: a vulva está mais inchada, algumas cadelas urinam com mais frequência e libertam feromonas, que atraem o macho.

Dura entre 9 a 13 dias.

2

Estro
Durante esta fase do ciclo a sua cadela irá procurar o macho. A nível físico terá perdas, mas em menor quantidade. Nesta fase é quando ocorre a ovulação e o útero continua a preparar-se para a gestação. Até ao final do ciclo, há uma redução do nível de estrógeno e aparece a progesterona que propicia a fecundação.

3

Metaestro
Termina o período de cio e começa o período de implantação do embrião se tiver havido fecundação. Se não tiver ocorrido fecundação, a cadela poderá passar por um período de pseudo-metaestro/ pseudo-gestação. É um momento delicado que requer vigilância, dado que podem ocorrer doenças uterinas.

4

Anoestro
É o período de repouso sexual. Não há alterações hormonais.

A duração pode variar.

MENSTRUAÇÃO EM CADELAS:
SINTOMAS

O ciclo reprodutivo da sua cadela é muito diferente ao de uma mulher. Portanto, se você se pergunta se a sua cadela terá um sangramento todos os meses assim que tenha o seu primeiro cio, a resposta é não. Na realidade, mais do que menstruação em cadelas, devemos falar de cio. De modo geral, como já vimos, a sua cadela tê-lo-á duas vezes por ano.


É a forma como a sua natureza mostra que está pronta para a reprodução e experimentará uma série de sintomas que lhe permitirão, a si, saber que ela está no cio. Estão relacionados com alterações físicas e comportamentais e serão mais ou menos evidentes de acordo com a raça e idade da sua cadela. É possível diferenciar os seguintes sintomas da menstruação:


  • É provável que a sua cadela esteja mais deprimida ou irascível.

  • A vulva estará inflamada.

  • Despertará o interesse dos machos que se aproximarão a farejá-la.

  • Em algumas cadelas, também pode ser observada a tumefação dos mamilos .

  • Por último, o sangramento vaginal, indicador do início do ciclo menstrual.


Da sua parte, pode proporcionar cuidados especiais à sua cadela, como:


  • Levá-la a passear com trela para evitar o contacto com os machos e sem soltá-la mesmo que seja muito obediente.

  • Proporcionar-lhe um lugar confortável e dar-lhe carinho extra, é provável que esteja um pouco mais carinhosa que o habitual.

  • Cuide da sua higiene. Embora ela se lamba frequentemente, pode limpar a sua zona perianal com uma compressa. No entanto, não lhe dê banho enquanto estiver com o cio para evitar infeções.

Embora a maioria das cadelas se lamba e se mantenha limpa, para evitar manchas de sangue por toda a casa pode optar por lhe colocar umas cuecas próprias, disponíveis nas lojas de animais.

Descubra o melhor alimento para
o seu cão

Começar teste

Artigos que lhe
podem interessar