ÉPOCA DE CIO | Advance

ÉPOCA DE CIO

Dizem que os gatos são animais muito fogosos. Quiçá seja por isso que durante a época de cio, tudo se torna mais complicado. E caberá a si estar preparado para lidar com o sua gata durante esse período, pois revelar-se-á mais mimada e ao mesmo caprichosa. O miar será constante emitindo um som que pode mesmo chegar a ser atrevido.

Normalmente, o cio das gatas surge com maior intensidade na primavera, época em há mais horas de luz e calor; no entanto, se a sua casa tiver aquecimento e luz artificial, o cio na gata poderá aparecer também no inverno. E como pode ter vários cios, com um intervalo de 2 a 3 semanas, a esterilização será a melhor forma para o evitar.

INÍCIO DA
ÉPOCA DE CIO

O cio é o período do ciclo sexual da gata que lhe permite aceitar o macho que, apesar de estar sempre disponível para copular, apresentará uma conduta sexual mais intensa durante alguns meses. As gatas têm o seu primeiro cio quando atingem a puberdade, o que de um modo geral acontece a partir dos 6 e até aos 10 meses. A partir desse momento, a fêmea já é fértil.

Existem vários fatores que determinam o início da puberdade:

PESO

O peso da fêmea (deverá ter um peso mínimo para entrar no cio).

RAÇA

As fêmeas de pelo curto, tipo siamês, atingem a puberdade primeiro do que as de pelo comprido (como as de raça persa, por exemplo).

FATORES EXTERNOS

Fatores externos, como a presença de um macho nas proximidades ou as horas de luz.

Normalmente, o cio das gatas surge com maior intensidade na primavera, época em há mais horas de luz e calor.

DETETAR
O CIO

Como os gatos são animais solitários, têm de se encontrar para poderem copular e reproduzir. Assim, tanto o macho como a fêmea devem revelar sinais claros e evidentes da sua predisposição para o encontro sexual. Tanto o macho como a fêmea apresentam uma mudança na atitude diária que afetará o respetivo comportamento. Ambos irão miar com força e de modo persistente; a gata miará bastante, irá roçar-se em tudo, irá rebolar-se e quando alguém a tocar ficará rígida. Além disso, revelar-se-á particularmente mimada e tentará atrair a sua atenção de qualquer forma.

O CIO NOS
MACHOS

Durante a época de cio, o gato macho marcará o território com pequenas quantidades de urina carregada de feromonas para atrair sexualmente a fêmea. Este comportamento é conhecido como marcação sexual e o gato irá fazê-lo urinando na forma de spray em móveis, paredes e todo o tipo de superfícies verticais; por isso, o odor pode chegar a ser bastante desagradável e difícil de eliminar. Além disso, também se torna mais agressivo para com os outros gatos macho, podendo facilmente entrar em conflito, e inclusive fugir de casa.

A STERILIZAÇÃO

A esterilização é a melhor solução para os problemas que a época de cio poderá implicar, tanto no caso dos machos como das fêmeas, além de ser a única maneira de garantir que não haverá gatinhos não desejados.

Artigos que lhe
podem interessar