Esterilizado | Advance

DESCUBRA A ETAPA DE VIDA DO SEU GATO

À semelhança do que acontece connosco, cada etapa de vida do seu gato é distinta, por isso é necessário que em cada momento cuide dele de um modo específico.

i

À semelhança do que acontece connosco, cada etapa de vida do seu gato é distinta, por isso é necessário que em cada momento cuide dele de um modo específico.

Idade anos
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
O SEU GATO esterilizado é Junior

Se acaba de esterilizar o seu gatinho e tem menos de 2 anos, necessita de uma série de cuidados especiais que o ajudem a crescer bem após a esterilização.

ANTES DOS 6 MESES

O seu gatinho aproxima-se da sua etapa adulta, embora continue em pleno crescimento. Está próximo de completar os 6 meses de vida e é altura de pensar se o quer esterilizar.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA ESTERILIZAÇÃO?

Depende se o seu gatinho é macho ou fêmea, os benefícios serão distintos.

Benefícios

Macho

Comportamento

• Evita as escapadelas
• Evita as disputas
• Evita a marcação

Saúde

• Reduz possíveis problemas de próstata e de testículos

Fêmea

Comportamento

• Elimina o cio
• Evita a gestação psicológica
• Evita o risco de ninhadas não desejadas

Saúde

• Previne o desenvolvimento de tumores mamários ou ováricos
• Previne infeções de matriz

Efectos secundarios

Porém, também tem efeitos secundários

• Tendência para sofrer de excesso de peso
• Maior probabilidade de sofrer de diabetes
• Problemas urinários

APÓS A ESTERILIZAÇÃO

A recuperação após a intervenção é fácil e rápida. O seu gatinho poderá regressar a casa no próprio dia, assim que passarem os efeitos da anestesia. Quando chegar a casa, é importante que ajude na cicatrização da ferida, seguindo as indicações e os conselhos do seu veterinário.
Aproximadamente uma semana depois, retomará a sua vida normal. Terá recuperado totalmente da intervenção. Caso esse período se prolongue, recomenda-se consultar o seu veterinário.

Nutrição

Imediatamente após a esterilização, irá verificar que começa a comer mais, perdendo o controlo da quantidade de alimento que ingere.
É importante ter em conta que as suas necessidades energéticas mudaram, mas o seu desenvolvimento ainda não terminou. Deste modo, é importante continuar a alimentá-lo com um produto específico que contribua para o seu desenvolvimento e que se ajuste às suas novas necessidades energéticas.

Sabia que os gatos esterilizados têm uma probabilidade 3 vezes superior de serem obesos comparativamente aos gatos não esterilizados?

Quando escolher o alimento para o seu gatinho certifique-se de que contém:

1
Uma excelente relação entre proteína e fibra

Para gerar uma sensação de saciedade

2
Um moderado teor de gordura:

para evitar o excesso de peso

3
Proteínas, vitaminas e minerais:

nutrientes para continuar o seu crescimento

Um produto como o Advance Junior Sterilized contém uma proporção adequada de proteínas e gorduras para favorecer o correto desenvolvimento da musculatura ao satisfazer as necessidades proteicas do seu gato com a moderação energética necessária para um gato esterilizado.
Além disso, contém ingredientes para ajudar a prevenir outros problemas que podem ser habituais em gatos esterilizados como problemas urinários e digestivos.

Ver

Crescimento ótimo
Elevado teor de nutrientes (proteínas, vitaminas, minerais e ómega 3 e 6) que garantem um crescimento e desenvolvimento ótimos

Controlo do peso
Com fibra e L-Carnitina. Reduz o índice calórico do alimento e ajuda a metabolizar a gordura

Cuidado urinário
Combinação de minerais e ingredientes específicos para um pH ótimo da urina.

Digestão fácil
Frango e arroz como ingredientes de fácil digestão e imunoglobulinas que promovem a saúde intestinal

ATIVIDADE

Para além de uma nutrição específica que se adapte às necessidades dos gatos esterilizados, é necessário que o gatinho mantenha um estilo de vida ativo:

• É recomendável estabelecer uma rotina diária de brincadeira recorrendo a diferentes brinquedos.
• Uma boa opção será colocar-lhe desafios para obter o seu alimento. Pode colocar comida em diferentes locais e alturas e, assim, obter o alimento será um verdadeiro desafio físico.
• Lembre-se, que para o recompensar, pode optar pelas carícias em vez de comida. Pode ser mais gratificante e, sem dúvida, muito mais saudável!

Comportamento

1

Alterações no comportamento sexual: tanto os machos como as fêmeas, tendem a perder o seu comportamento sexual e a necessidade de sair para procurar parceiro/a e, portanto, evitam-se as escapadelas e os miados constantes.

2

Perda do instinto de escapar: graças à esterilização conseguem-se evitar as escapadelas, que podem ser a causa de disputas, atropelamentos ou outro tipo de acidentes ou inclusive do contágio de doenças e parasitas de outros animais que se encontram na rua.

3

Deixará de marcar com urina dentro de casa, pois deixam de sentir necessidade de marcar o seu território para atrair as fêmeas.

4

O seu carácter não irá sofrer demasiadas alterações, embora se observe a tendência para ser mais calmo. Se o seu gato é carinhoso, brincalhão ou traquina, continuará assim depois da esterilização.

A etapa adulta será a etapa de vida mais longa do seu gato esterilizado. Os bons hábitos diários irão contribuir para que o seu gato se mantenha saudável e equilibrado, e chegue à sua etapa sénior em plenas faculdades.

PORQUE É QUE O SEU GATO ESTERILIZADO
É ESPECIAL?

O seu gato já tem o tamanho e o peso de um gato adulto. Isso significa que já parou de crescer e, portanto, o seu estilo de vida tem que se adaptar às suas novas necessidades.
Além disso, está esterilizado, sendo importante ajudá-lo a prevenir os problemas que tendem a desenvolver após a esterilização, como a obesidade e os problemas do trato urinário

A NUTRIÇÃO DO SEU GATO ADULTO ESTERILIZADO

Desde que esterilizou o seu gato, certamente já notou a sua tendência para ingerir uma maior quantidade de alimento e para pedir mais insistentemente quando se lhe nega. É por isso que os gatos esterilizados têm mais tendência para sofrer de excesso de peso do que um gato não esterilizado.
Assim, os alimentos especificamente formulados para gatos esterilizados têm um menor teor calórico, mas conservam todos os nutrientes.
Ao escolher um produto alimentar para o seu gato, certifique-se de que cumpre os seguintes requisitos:

1
Maior teor de proteína face ao teor de gordura para favorecer o fornecimento de nutrientes em detrimento do fornecimento de calorias
2
Alto teor de fibras dietéticas para promover uma sensação de saciedade
3
Deve conter todos os nutrientes, aminoácidos, minerais e vitaminas de que o seu gato necessita
4
Saboroso e agradável ao seu paladar para evitar a rejeição do alimento e poder manter uma dieta completa e equilibrada

Um produto como o ADVANCE Sterilized Adult ajuda a reforçar as defesas e barreiras naturais do seu gato, mantendo um pH ótimo da urina e prevenindo a formação de tártaro. Além disso, graças à sua fórmula e aos seus ingredientes cuidadosamente selecionados, contribui para a saúde intestinal e ajuda a controlar o peso do seu gato.

Ver

Controlo do peso
Com fibra e L-Carnitina. Reduz o índice calórico do alimento e ajuda a metabolizar a gordura

Saúde oral
Com minerais especiais (pirofosfatos) que ajudam a prevenir a formação de tártaro e favorecem um bom hálito

Cuidado urinário
Combinação de minerais e ingredientes específicos para um pH ótimo da urina.

Digestão fácil
Peru, cevada e imunoglobulinas que contribuem para a saúde digestiva e intestinal.

ATIVIDADE

• Para além de uma nutrição específica que se adapte às necessidades dos gatos esterilizados, é necessário que o gatinho mantenha um estilo de vida ativo para evitar problemas de excesso de peso:

• É recomendável estabelecer uma rotina diária de brincadeira recorrendo a diferentes brinquedos.

• Uma boa opção será colocar-lhe desafios para obter o seu alimento. Pode colocar comida em diferentes locais e alturas e, assim, obter o alimento será um verdadeiro desafio físico.

• Lembre-se, que para o recompensar, pode optar pelas carícias em vez de comida. Pode ser mais gratificante e, sem dúvida, muito mais saudável!

Comportamento

O comportamento do seu gato está diretamente relacionado com o seu nível de stress; isso significa que quanto mais stressado um gato estiver mais difícil será para controlar o seu comportamento. Por isso, é importante ter em conta alguns conselhos que podem ajudar o seu gato a reduzir o seu stress e, assim, evitar alterações comportamentais:

• Zona de descanso elevada, situado num local isolado e tranquilo, evitando as correntes de ar.

• Esconderijos e rotas de escape, de modo a que se possa deslocar e explorar.

• Alimento e bebida fresca, renovados de forma regular. As tijelas devem estar afastadas da caixa de areia e num local tranquilo.

• Uma caixa de areia por gato e uma adicional, que devem ser esvaziadas diariamente e limpas em profundidade todas as semanas.

• Contacto social com outros animais ou pessoas, embora evitando a interação com animais do exterior.

• Poste arranhador e brinquedos para gatos.

A partir dos 10 anos os gatos necessitam de uma série de cuidados especiais que os ajudem a preservar o seu bem-estar e qualidade de vida.

PORQUE É QUE O SEU GATO SÉNIOR
É ESPECIAL?

À semelhança do que acontece connosco, o processo de envelhecimento nos gatos acarreta alterações, físicas e comportamentais, que é importante conhecer.
O sistema imunológico começa a debilitar-se e, por essa razão, as doenças crónicas tornam-se mais frequentes. É possível que sofra de perda visual, olfativa ou auditiva e de problemas dentários, renais e articulares. Por isso, agora mais do que nunca, é importante levá-lo regularmente ao veterinário.

A NUTRIÇÃO DO SEU GATO SÉNIOR

Com o passar dos anos, à semelhança do que acontece connosco, as necessidades do seu gato mudam. Logo, é necessário que o alimentemos com uma ração que se ajuste à sua nova etapa de vida.
Ao escolher um produto alimentar para o seu gato, certifique-se de que cumpre os seguintes requisitos:

1
Contém fibra para reduzir o teor calórico do alimento e ajudar a evitar o excesso de peso
2
Concentração adequada de proteínas, fósforo e ácidos gordos
3
Deve conter todos os nutrientes, aminoácidos, minerais e vitaminas de que o seu gato necessita
4
Saboroso e agradável ao seu paladar para evitar a rejeição do alimento e poder manter uma dieta completa e equilibrada

O ADVANCE Sterilized Senior é um alimento de gama alta fácil de digerir, desenvolvido para satisfazer as suas necessidades específicas que ajuda a reforçar as suas defesas e barreiras naturais. Graças à sua fórmula ajuda a metabolizar a gordura, a proteger os seus rins e contribui para a manutenção da massa muscular e preservação da cartilagem das articulações

Ver

Controlo do peso
Com fibra e L-Carnitina. Reduz o índice calórico do alimento e ajuda a metabolizar a gordura

Saúde oral
Combinação de minerais, ingredientes específicos e baixo teor de fósforo que contribuem para o bom funcionamento renal.

Cuidado renal
Com minerais especiais (pirofosfatos) que ajudam a prevenir a formação de tártaro e favorecem um bom hálito

Suporte articular
Condroitina, glucosamina e um ótimo teor de proteínas para ajudar a preservar a cartilagem das articulações e a massa muscula

Comportamento

PERDA DE MEMÓRIA

À medida que os anos passam, à semelhança do que acontece connosco, os gatos seniores também padecem das consequências da idade, como por exemplo a perda de memória ou desorientação.
É possível que deixe de utilizar a sua caixa de areia ou tenha dificuldades para a encontrar, se desloque com mais nervosismo pela casa ou que mie mais do que o habitual

DIFICULDADES PARA ASSEAR-RSE

O seu gato sénior já não consegue assear-se a si mesmo como antes. Tem mais dificuldades para aceder a algumas zonas do seu corpo, e como a sua pele perdeu elasticidade e tornou-se mais fina, o risco de contrair infeções ou doenças cutâneas é maior. Ajude-o, através das escovagens, a manter uma pele e pelo saudáveis, mas também para evitar problemas de formação de bolas de pelo.

MENOR ATIVIDADE

Observará que o seu gato sénior evidenciará maiores dificuldades e uma menor vontade para movimentar-se e brincar, o que pode levar a uma degeneração articular e à artrite. Ajude-o eliminando os eventuais obstáculos dentro de casa que possam implicar um esforço adicional e promovendo a atividade com exercícios muito simples.

ACOMPANHE A SUA EVOLUÇÃO MÊS A MÊS

Acaba de
nascer!

1 mês

O seu gatinho acaba de nascer!

Necessita da sua mãe porque nasce cego, surdo e não consegue caminhar, mas consegue cheirar, captar sabores e sentir o calor e o toque. O seu alimento é o leite materno

Dia 14-15

O seu gatinho irá começar a andar

Dia 25

Define-se a sua cor dos olhos

A primeira desparasitação!
Até o seu gatinho completar os dois meses, deverá desparasitá-lo quinzenalmente.

2 meses

O
desmame

O seu gatinho já consegue fazer as suas necessidades sozinho. Não se esqueça de lhe colocar à disposição uma caixa de areia, assim como arranhadores.

O início do desmame! Pode alimentar o seu gatinho com ADVANCE Kitten , um alimento de alta gama, especificamente formulado para satisfazer as necessidades dos gatinhos e das mães no termo da gestação e durante a lactação. Graças à sua exclusiva fórmula enriquecida com nucleótidos, promove um crescimento ótimo, contribuindo para o desenvolvimento do cérebro e da visão e reforçando as defesas naturais do gatinho protegendo a sua saúde.

É necessário desparasitar novamente, antes de vacinar! A partir deste momento deverá desparasitá-lo a cada 3 meses.
• Primeiras vacinas: Panleucopenia, o Calicivírus e a Rinotraqueíte. Vacina opcional: Leucemia.
• Habitue o seu gato a cortar as unhas, a limpar os dentes e a ser manuseado.

Primeiro
hábitos

3 meses

Sabia que o seu gatinho precisa de um Documento de Identidade?

Pergunte ao seu veterinário de que se trata e para que serve o microchip e aproveite para o registar na sua junta de freguesia.

• Começa a mudar os dentes
• Quando chega a casa cumprimenta-o com um ronronar amistoso e esfrega-se nos objetos
• É hora de reforçar as primeiras vacinas!
• Nova desparasitação
• Informe-se sobre se é necessário proteger o seu gatinho contra a raiva

4 meses

Dentes
definitivos

Nascem os dentes definitivos



• 70% da sua atividade será dedicada a atividades de caça e à exploração.

• Começa a definir as suas preferências alimentares.

• Vacina contra a peritonite infeciosa felina (PIF)

A
puberdade

5 meses

• O seu gatinho já consegue produzir espermatozoides, mas ainda não é capaz de se reproduzir.

• Já fez de conta que era um caçador? Se até ao momento ainda não o fez, é bastante difícil que aprenda a fazê-lo.

6 meses

O PRIMEIRO
cio

A partir deste mês a sua gatinha pode ter o seu primeiro cio. Pode aparecer entre os primeiros 3 a 12 meses.
• Nova desparasitação, já passaram 3 meses
• Lembre-se que 6 meses correspondem a 12-15 anos em idade humana

É a altura de ponderar a esterilização e pensar nos seus benefícios. Depende se o seu gatinho é macho ou fêmea, os benefícios serão distintos.

Macho
Comportamento

Evita as escapadelas, Evita as disputas, Evita a marcação

Saúde

Reduz possíveis problemas de próstata e de testículos

Fêmea
Comportamento

Elimina o cio, evita a gestação psicológica, evita o risco de ninhadas não desejadas

Saúde

Previne o desenvolvimento de tumores mamários ou ováricos, previne infeções de matriz

Uma vez esterilizado é muito importante proporcionar ao seu gatinho uma dieta que se adapte às suas novas necessidades, como o ADVANCE Sterilized Junior.

DENTIÇÃO
COMPLETA

9 meses

A sua dentição está completa e é composta por 30 dentes!

• Deve voltar a desparasitar
• Deixará de crescer entre os 9 e os 12 meses

10 meses

PRIMEIRO
CÓPULA

A partir deste momento o seu gatinho já está preparado para a sua primeira cópula. Consulte o seu veterinário.

JÁ PAROU
DE CRESCER

12 meses

O seu gatinho já parou de crescer

Precisa de começar a ingerir um alimento adaptado às suas necessidades de adulto. O ADVANCE Sterilized Adult ou o ADVANCE Adult são o alimento ideal para o acompanhar nesta etapa.

Faça a alteração alimentar gradualmente: durante 10 dias reduza pouco a pouco a quantidade de alimento anterior, substituindo-o pelo novo
• Lembre-se que ao oitavo mês tem que voltar a desparasitá-lo!

A etapa adulta será a etapa de vida mais longa do seu gato esterilizado. Os bons hábitos diários irão contribuir para que o seu gato se mantenha saudável e equilibrado, e chegue à sua etapa sénior em plenas faculdades.

A NUTRIÇÃO DO SEU GATO ADULTO NÃO ESTERILIZADO

O seu gato adulto necessita de um alimento que o ajude a manter uma ótima condição corporal e que, ao mesmo tempo, o ajude a manter-se saudável e a evitar os principais problemas associados aos gatos durante a etapa mais longa da sua vida.

O ADVANCE Adult é um alimento de gama alta, fácil de digerir, formulado para satisfazer as suas necessidades específicas, ajudando a reforçar as suas defesas e barreiras naturais, a manter um pH ótimo da urina, a controlar o tártaro e a favorecer a saúde intestinal, uma pele saudável e um pelo brilhante.

Ver

Cuidado da pele e do pelo
Ómega 3 e 6 para contribuir para uma pele saudável e um pelo brilhante.

Saúde oral
Com minerais especiais (pirofosfatos) que ajudam a prevenir a formação de tártaro e favorecem um bom hálito

Cuidado urinário
Combinação de minerais e ingredientes específicos para um pH ótimo da urina.

Digestão fácil
Frango e arroz como ingredientes de fácil digestão e imunoglobulinas que promovem a saúde intestinal

Comportamento

O seu gato não está esterilizado, portanto é necessário controlar os comportamentos que a sua conduta sexual possa provocar.

Eduque-o para que não marque com urina dentro de casa.

Controle a suas eventuais escapadelas em busca de parceira: deste modo, evita acidentes, contágios de doenças e parasitas ou ninhadas não desejadas.

Vigie-o quando estiver com outros animais para evitar disputas.

Além disso, o comportamento do seu gato está diretamente relacionado com o seu nível de stress; isso significa que quanto mais stressado um gato estiver mais difícil será para controlar o seu comportamento. E, aliás, um gato que sofra de stress tem uma maior probabilidade de padecer de problemas urinários.

Por isso, é importante ter em conta alguns conselhos que podem ajudar o seu gato a reduzir o seu stress e, assim, evitar alterações comportamentais:

• Zona de descanso elevada, situado num local isolado e tranquilo, evitando as correntes de ar.

• Esconderijos e rotas de escape, de modo a que se possa deslocar e explorar.

• Alimento e bebida fresca, renovados de forma regular. As tijelas devem estar afastadas da caixa de areia e num local tranquilo.

• Uma caixa de areia por gato e uma adicional, que devem ser esvaziadas diariamente e limpas em profundidade todas as semanas.

• Contacto social com outros animais ou pessoas, embora evitando a interação com animais do exterior.

• Poste arranhador e brinquedos para gatos.

Produtos relacionados

Saiba mais acerca da
nutrição do seu gato

Portuguese, International
Image: