HIGIENE DOS DENTES | Advance

Higiene dos dentes

É fundamental cuidar da higiene oral do seu gato. Os dentes têm um papel muito importante na sua vida e descuidar o seu cuidado pode aumentar o risco de cáries, tártaro e outras doenças mais graves que podem, inclusive, provocar a perda de algum dos seus dentes.
Deve limpá-los regularmente e ter em conta a sua saúde oral.
Para obter melhores resultados na lavagem dos dentes, intercale uma limpeza caseira com uma realizada pelo veterinário.

OS DENTES DOS GATOS

Os gatinhos nascem sem dentes, depois durante os primeiros quatros meses nascem-lhes os 26 dentes de leite e, quando caem dão lugar à dentição definitiva, constituída no total por 30 dentes. Será com esses dentes que o seu gato irá comer o resto da sua vida. Contudo, é frequente encontrar gatos adultos sem alguns ou vários dentes. Por isso, é necessário e importante levar a cabo um cuidado contínuo e agendar consultas de vigilância dentária anual na clínica veterinária.

BOA ALIMENTAÇÃO

De modo a evitar doenças bucais, ofereça ao seu gato uma alimentação adequada, dado que está diretamente relacionada com uma dentição saudável. A alimentação seca é um excelente produto para prevenir determinadas doenças bucais, assim como as habituais acumulações de tártaro e bactérias. A consistência deste tipo de alimento propicia que seja a própria mastigação a realizar uma limpeza automática dos dentes. Aliás, existem alimentos secos elaborados para prevenir essas patologias dentárias e outros que são ricos em fosfatos de sódio, que ajuda a prevenir e a retardar a formação de tártaro.

De modo a evitar doenças bucais, é fundamental oferecer ao seu gato uma alimentação adequada, dado que a alimentação está diretamente relacionada com uma dentição saudável

LIMPEZA E VIGILÂNCIA

A dentição dos gatos requer uma limpeza e vigilância periódicas, à semelhança do que acontece com a dentição humana. O ideal é que o gato se habitue desde pequeno a essa limpeza caseira. Para tal, deverá limpar os dentes dele uma vez por semana com uma escova específica para gatos, com cerdas suaves e um desenho que lhe permita alcançar todos os dentes. Além disso, também há pasta de dentes específica para gato, cujo sabor a carne ou malte a tornam mais apelativa.
Por último, algo que também ajuda é o facto de o gato ter à sua disposição brinquedos concebidos para morder.

POSSÍVEIS INFEÇÕES

A falta de limpeza provoca acumulação de tártaro, o qual se deposita na base dos dentes e provoca inflamação das gengivas e mau hálito. São duas as principais infeções:

  • Tártaro e doença periodontal: um excesso de bactérias pode inflamar a gengiva, gengivite, assim como uma alteração da estabilidade dentária.

  • Fraturas dentárias, que constituem casos de urgências dentárias leves devido a traumatismos (nas feridas podem ocorrer infeções).

Descubra o melhor alimento para o seu gato

Começar teste

Artigos que lhe
podem interessar