O BOSQUES DA NORUEGA | Advance

O BOSQUES DA NORUEGA

Porte muito vistoso. Elegante e robusto. A característica que sem dúvida distingue a raça Bosques da Noruega de todas as outras raças é a sua comprida e densa pelagem. O seu pescoço revestido de densos pelos faz-nos imediatamente lembrar a juba de um leão. Essa pelagem tão peculiar foi herdada dos seus antepassados, que habitavam as frias regiões escandinavas e tinham que se proteger dos rigorosos invernos do Norte.

Como a sua procedência é incerta, esta raça foi associada a fábulas e mitos escandinavos que a vinculam aos seus deuses ancestrais. De carácter amigável e convivência fácil, o gato Bosques da Noruega é feliz dentro de casa, mas também aprecia bastante o exterior dado o seu instinto de caçador ou, melhor dito, de pescador.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O Bosques da Noruega é um gato bastante grande e de constituição robusta. Tanto as patas como a sua sólida musculatura oferecem-lhe uma grande potência ao saltar e trepar: gosta de trepar para os locais mais altos da casa.

A sua pelagem é constituída por duas camadas: a inferior, densa e lanuda; e a exterior, comprida, brilhante e impermeável. Requer escovagens regulares, sobretudo na zona da barriga, pois é aí onde normalmente o pelo mais de emaranha.
É um gato amistoso, um tanto ou quanto reservado com as pessoas que não conhece, mas muito sociável com os membros da família e mais ainda com outros exemplares da sua espécie. Pode demorar 5 anos até atingir a maturidade, por isso dispõe de bastante tempo para o familiarizar com as regras da casa. Além disso, é sigiloso e raramente se ouve miar. Ativo e sempre pronto para brincar, algo que transmitirá boas energias a todos os espaços da sua casa.

Pode demorar 5 anos até atingir a maturidade, por isso dispõe de bastante tempo para o familiarizar com as regras da casa.

PESCADOR

Se viver perto de um rio ou se tiver um lago no jardim, irá observar que o seu gato tem excelentes qualidades de pescador. Mas, se não tiver nenhum desses recursos à mão, evite ter aquários dentro de casa!

A DIETA

Necessita de uma dieta equilibrada, rica em proteínas e vitamina A. Algo a que deve estar atento é ao peso, uma vez que tem tendência para engordar facilmente.

SAÚDE

Os problemas de saúde mais frequentes nesta raça são a displasia da anca e as lesões na retina, que causam um défice de visão. Uma patologia específica desta raça é a doença de armazenamento de glicogénio tipo IV, que causa problemas musculares severos e é mortal. Felizmente, é transmitida por um gene recessivo (ou seja, para o gato ter a doença, tanto o pai como a mãe têm de ser portadores do gene), o que não é de todo frequente.

FICHA

  • PESO: 3 a 9 kg.

  • COR: várias, exceto lilás, chocolate, colourpoint, canela ou fawn.

  • PELO: comprido de dupla camada.

  • LONGEVIDADE: 15 anos.

Descubra o melhor alimento para o seu gato

Começar teste

Artigos que lhe
podem interessar