O GATO EUROPEU | Advance

O gato EuropeU

Quando se fala do gato europeu, faz-se referência ao clássico e comum gato doméstico. A origem destes animais não é de todo conhecida, mas a teoria mais comum é que chegaram à Europa provenientes do Norte de África, há mais de 2.000 anos.

Os seus antecessores poderiam ser o gato-selvagem e o lince-do-pântano, do qual descende o gato silvestre, e da evolução deste, surgindo, por último o gato europeu de pelo curto que hoje conhecemos.

Caracteriza-se por ter uma personalidade muito forte e ser capaz de se desenvolver muito bem sozinho. O seu instinto de sobrevivência, juntamente com a sua notável inteligência, deixam antever a sua facilidade para se adaptar a qualquer ambiente e, sobretudo, para ganhar a confiança das pessoas.

O MAIS INDEPENDENTE

O gato europeu tem um carácter particular que, provavelmente, se deve ao seu passado silvestre. É um gato independente, inteligente e audaz, com um grande instinto de sobrevivência, que se baseia na procura de afeto e comida. É muito intuitivo e está sempre alerta em relação ao que acontece à sua volta, portanto demonstrará sempre uma certa desconfiança quando confrontado com pessoas que não lhe são familiares.

UM SOBREVIVENTE NATO

É um gato muito leal e carinhoso com o seu dono: sabe muito bem quem é que lhe dá de comer e cuida dele. Mas, não confia em qualquer um.

CURIOSO E ASTUTO

É tímido e muito protetor do seu território. Fará de tudo para mostrar que é o rei lá de casa.
É também um caçador de primeira, por isso, se tiver acesso ao exterior, é provável que desapareça durante algumas horas movido pelo seu instinto caçador. São gatos que têm uma boa forma física e que dificilmente se cansarão de brincar, embora não alinhem na brincadeira se não lhes apetecer.

É um gato tímido e muito protetor do seu território. É muito astuto e esperto, e fará de tudo para mostrar que é o rei lá de casa.

A DIETA

É uma raça forte que não necessita de nenhuma dieta especial nem, regra geral, de nenhum tipo de complexo vitamínico. Porém, é conveniente proporcionar-lhe uma dieta completa e equilibrada, especialmente formulada para eles. Deve ter sempre disponível um recipiente com água fresca.

HIGIENE BÁSICA

O gato europeu é um gato muito esmerado, pois asseia-se constantemente. Se o seu está frequentemente ao ar livre, também o deve escovar assiduamente.

FICHA

  • PESO: 3,5 kg a 8 kg.

  • COR: todas as cores e padrões, exceto chocolate, lilás e colourpoint.

  • PELO: comprido ou curto, muito fino e sedoso.

  • LONGEVIDADE: 14 a 16 anos.

Descubra o melhor alimento para o seu gato

Começar teste

Artigos que lhe
podem interessar