O GATO EXÓTICO | Advance

O gato exótico

Se adora o olhar e a tranquilidade do gato persa, mas não tem tempo para todos os cuidados que o pelo comprido exige, o gato exótico é ideal para si.
É um gato doce, muito afetuoso e gentil, que pede atenção, mas sem pressionar. Adora receber mimos e abraços, é uma verdadeira ternura!

HISTÓRIA

Esta raça surge do cruzamento entre os gatos persas e os de pelo curto, e estabeleceu-se em 1967. Graças aos criadores que o tornaram possível, esta é uma raça com um magnífico porte físico, mas também de carácter calmo e carinhoso. Não é por acaso que é apelidado de “gato perfeito”.

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

A sua característica mais distintiva é a sua peculiar cabeça plana, com o nariz achatado e os olhos redondos e grandes. A cabeça é redonda e maciça, as bochechas cheias e o pescoço curto e grosso. O focinho forma um “W” perfeito. O seu corpo é robusto e forte, de tamanho médio ou grande e uma cauda proporcional, mais curta do que comprida.

É um companheiro leal, tranquilo e doce, características que o tornam o preferido das crianças.

CARÁCTER

É um gato brincalhão e curioso, porém silencioso. Quando mia, fá-lo de forma suave. É um companheiro leal, tranquilo e doce. Dá-se bem com outros gatos e adapta-se muito bem à vida num apartamento. Se o deixar fazer parte da sua vida, irá adorar partilhar o sofá e a cama consigo.

Sabia que...?

Alguns gatos exóticos são portadores de um gene recessivo de pelo comprido e, se se cruzarem com outro gato que também seja portador desse gene, 1 em cada 4 dos seus gatinhos terá o pelo comprido. Esses gatinhos são conhecidos como “exóticos de pelo comprido”.

SAÚDE E CUIDADOS

Esta raça tem propensão para sofrer de obesidade, daí a importância de lhe proporcionar uma dieta completa, mas controlada e predominantemente seca. Também requer escovagens frequentes porque, apesar de ter o pelo curto, é muito denso e pode emaranhar-se. Os olhos requerem uma limpeza diária.
Por outro lado, é uma raça bastante saudável, com uma menor incidência das doenças típicas do seu parente mais próximo, o persa. Alguns gatos exóticos podem ter o gene da doença poliquística renal. Além disso, há casos de alterações oftalmológicas, mandibulares ou faciais, uma consequência de ter a cabeça curta.

FICHA

  • PESO: 3 kg a 6 kg.

  • COR: grande variedade de cores.

  • PELO: curto e denso.

  • LONGEVIDADE: 12 a 19 anos.

Descubra o melhor alimento para o seu gato

Começar teste

Artigos que lhe
podem interessar