O GATO PERSA | Advance

O gato persa

O gato persa é muito distinto e peculiar, facilmente reconhecível pelas suas duas características essenciais: a sua cabeça arredondada e o seu focinho achatado e a sua exuberante e frondosa pelagem.
É uma das raças mais antigas de que há registo.

O próprio nome indica precisamente as suas remotas origens: A região da Pérsia localizava-se no Médio Oriente, correspondia ao território do atual Irão.

O gato Persa é um dos gatos mais populares como animal de estimação, devido ao seu carácter dócil e social. Apesar da sua natureza doce e suave, necessita de sentir-se confortável em casa para poder integrar-se facilmente na família. Por isso, é importante que a casa seja tranquila e lhe ofereça rotinas e hábitos que lhe proporcionem segurança e estabilidade.

O REI DO GLAMOUR

Quando alguém o acariciar ou lhe dirigir doces palavras, será normal que permaneça quieto durante algum tempo. Recebe os elogios de maneira muito especial e pode passar horas sentado no parapeito de uma janela olhando através da mesma, ou deitado numa almofada, praticamente imóvel. Estes gatos são donos de uma elegância e glamour muito próprios que lhes têm granjeado rasgados elogios.

TRANQUILO E INDEPENDENTE

É um animal tranquilo e bastante sedentário. Para muitos é o animal doméstico perfeito, pois não irá pedir mais atenção para além aquela que lhe quiser dar, nem irá insistir para brincar com ele a todo o instante e hora. Mas, há algo que, essa sim, implicará uma grande disposição da sua parte, é que para conservar a extrema beleza da pelagem do gato persa deverá dedicar uma boa parte do seu tempo à escovagem da mesma.

O gato Persa é um dos gatos mais populares como mascota, devido ao sue carácter dócil e social

A DIETA

Esta raça não requer muitos cuidados especiais relativamente à alimentação. De forma a manter a sua pelagem saudável e brilhante é recomendado proporcionar-lhe um alimento especificamente formulado que lhe forneça gorduras de boa qualidade.

SAÚDE

Podem sofrer alterações nos olhos, na respiração e nas mandíbulas, devido ao formato abaulada do crânio. O seu aparelho respiratório é algo delicado, pelo que se recomenda evitar o uso de perfumes e pó de talco, de modo a não lhe provocar bronquite ou, inclusive, asma.
É uma raça que têm problemas no momento do parto, uma vez que os gatinhos têm a cabeça excessivamente grande em relação ao corpo e a pélvis da progenitora não é muito larga, o que, por vezes, implica a realização de uma cesariana.
Esta raça tem uma predisposição natural para uma patologia específica: a doença poliquística renal, que afeta os rins. Manifesta-se quando o gato já é adulto, entre os 3 e os 10 anos, e como é uma doença hereditária, se souber que o seu gato é portador da mesma, deve evitar que se reproduza.

FICHA

  • PESO: 3,5 kg a 7 kg.

  • COR: existem 100 variedades. Pelagens de cor única: azul, lilás, preto, branco, chocolate, avermelhado e sépia; e bicolores: arlequim, prateado, dourado, van, tartaruga, tabby e colourpoint.

  • PELO: comprido e distintivamente exuberante e abundante.

  • LONGEVIDADE: 12 a 15 anos ou mais.

Descubra o melhor alimento para o seu gato

Começar teste

Artigos que lhe
podem interessar