O GATO SIAMÊS | Advance

O gato Siamês

Elegante, de linhas esbeltas e olhos de um intenso azul, é apelido por muitos como “O Príncipe dos Gatos”. Graças ao seu carácter meigo e brincalhão, o siamês é também ele o gato favorito de muitas pessoas.

HISTÓRIA

O siamês é uma das raças mais antigas do mundo, dado que a primeira descrição de um gato com as suas características data de 1350.
Este gato é originário do reino de Sião, a atual Tailândia. Aliás, a antiga variedade desta raça é conhecida como “Thai”. A variedade moderna chegou a Inglaterra vindo da Tailândia no ano de 1890 e foi o que prevaleceu como atual referência da raça.

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

É um gato muito elegante, de tamanho médio e com uma estrutura corporal bem tonificada. O seu traço mais distintivo é a sua coloração: um corpo claro com uma camada pigmentada na cabeça, orelhas, patas e cauda. A sua pelagem é fina, sedosa e praticamente não tem subpelo. Dono de um nariz fino e comprido, um crânio achatado, orelhas grandes e pontiagudas e olhos amendoados de cor azul intenso.

CARÁCTER

Adora miar e ronronar para mostrar o seu estado de espírito e comunicar. Diz-se que os siameses são naturalmente carinhosos, embora como bom gato que é preza a independência e nunca se subjugará à nossa vontade. É muito curioso, mesmo em relação a pessoas estranhas. Mas, também é certo que os gatos desta raça normalmente são muito ligados à família e, provavelmente, exigirá a sua atenção com bastante frequência.
Para este gato a casa é uma espécie de refúgio sagrado e, por isso, não aceita nada bem as mudanças de residência. Além disso, como é muito territorial poderá não aceitar nada bem outros gatos.

Os gatos desta raça normalmente são muito ligados à família e, provavelmente, exigirá a sua atenção com bastante frequência.

SAÚDE

Nos seus cuidados básicos de saúde incluem-se uma escovagem frequente e uma alimentação adequada à base de alimento seco que previna a obesidade.
As alterações mais comuns que afetam esta raça ao nível da saúde são o estrabismo, os nós nas vértebras da cauda, o adenocarcinoma mamário, a cardiomiopatia hipertrófica e a hidrocefalia. Contudo, um acompanhamento e vigilância regulares por parte do veterinário permitirá prevenir e tratar atempadamente estas doenças.

FICHA

  • PESO: 2,5 kg a 5 kg.

  • COR: corpo claro e pigmentação mais escura na cabeça, orelhas, patas e cauda.

  • PELO: curto, fino e lustroso.

  • LONGEVIDADE: 12 a 18 anos.

Descubra o melhor alimento para o seu gato

Começar teste

Artigos que lhe
podem interessar