QUANDO E PORQUÊ VACINAR O GATO | Advance

QUANDO E PORQUÊ VACINAR O GATO

A prevenção de doenças ocupa um lugar de relevo. E para tal, deve conhecer bem o plano de vacinação; ser constante e prudente e garantir que o seu gato recebe correta e atempadamente as vacinas necessárias, desde as primeiras semanas de vida.

PROTEÇÃO INICIAL
MATERNA

A vacinação é sempre o melhor caminho para a prevenção. As doenças ameaçam o gato desde os primeiros meses de vida, desde o preciso momento em que tem contacto com o exterior. No entanto, o seu organismo colocará todos os recursos de que dispõe ao seu alcance para proteger-se das agressões externas. O seu sistema imunitário irá combater os micro-organismos presentes no seu meio envolvente graças às defesas iniciais que a mãe lhe transmitiu durante o período de amamentação, sendo suficientes durante os primeiros 30 a 40 dias de vida. Após esse período, a vacinação é crucial.

A vacinação é sempre o melhor caminho para a prevenção. As doenças ameaçam o gato logo desde os primeiros meses de vida.

PRIMEIRO EXAME
MÉDICO

O plano de vacinas pode começar às nove semanas, sendo esta a altura indicada para levar o seu pequeno gatinho ao veterinário pela primeira vez. O veterinário verificará se tem ou não parasitas mediante uma análise simples às fezes e descartará as hipóteses de leucemia e imunodeficiência felina. Estes exames são imprescindíveis, dado que o gato poderá começar a ser vacinado quando todos estes resultados são negativos.

PROCESSO DE
VACINAÇÃO

O processo de vacinação será indicado pelo veterinário

UMA BOA
ALIMENTAÇÃO

Além disso, também é muito importante que no dia em que o gato irá ser vacinado esteja de boa saúde, sobretudo, que tenha um excelente plano alimentar, uma vez que isso ajudará bastante a reforçar o seu sistema imunitário. O correto fornecimento de nutrientes irá permitir-lhe receber a vacina em condições apropriadas, garantindo a eficácia das mesmas.

Artigos que lhe
podem interessar