Vets & Clinics

Uso de doxiciclina e resistência a antibióticos

doxiciclina

A doxiciclina é um fármaco antibiótico pertencente ao grupo das tetraciclinas e é indicada para o combate às infeções de origem bacteriana, atuando contra as bactérias Gram positivas e Gram negativas, possuindo um mecanismo de ação bacteriostático. A doxiciclina deverá ser exclusivamente utilizada quando prescrita por um médico veterinário, já que possui indicações especificas e […]

Miosite e polimiosite nos cães. Breve revisão

miosite cães

A miosite no cão é uma patologia que afeta o músculo e que pode ter diversas etiologias. Existem miosites infeciosas, traumáticas e inflamatórias, sendo estas últimas normalmente secundárias a uma patologia autoimune. A seguir realizaremos uma analise das principais etiologias de miosite autoimune no cão.

Síndrome vestibular nos cães. Breve revisão da doença.

síndrome vestibular cães

A síndrome vestibular canina é um conjunto de sinais neurológicos muito visíveis, sendo que o mais relevante é a posição inclinada da cabeça do animal. Determinar a origem deste síndrome é essencial para proporcionar o tratamento mais adequado ao paciente canino. Seguidamente, efetuamos uma revisão das possíveis causas desta doença, bem como do seu tratamento.

Medicina preventiva veterinária. Em que consiste e efetividade?

medicina preventiva veterinária

A medicina preventiva é a especialidade médica que se ocupa da promoção e proteção da saúde, além da vigilância da saúde da população. A nível veterinário, os especialistas que se dedicam à medicina preventiva encarregam-se de proteger e manter a saúde dos animais antes que a doença apareça, além de se encarregarem que haja uma […]

Síndrome de Cushing nos cães: estimulação com desmopressina?

síndrome de Cushing em cães

O síndrome de Cushing nos cães é a endocrinopatia mais frequente nos cães adultos, caracterizado por um grande polimorfismo clínico com sintomas cutâneos e gerais. Este transtorno pode ser identificado em diferentes níveis do eixo hipotálamo-hipofisário, assim como através de uma administração exógena. Na publicação seguinte explicaremos em que consiste e como podemos diagnosticar.