Tempo de leitura: 2 minutos

O dia mundial do animal é celebrado todos os anos a 4 de outubro. A data relembra-nos que os animais também têm direitos, que é necessário respeitar.

4 de outubro é o dia dos animais. Neste dia, celebramos a vida animal. São organizados vários eventos por todo o mundo. No dia mundial do animal os refúgios e associações protetoras tentam angariar dinheiro, organizam-se exposições e são efetuados donativos a ONG´s em prol da vida dos animais.

 

New Call-to-action

 

Escolheu-se esta data para a efeméride, o 4 de outubro, por ser o dia de São Francisco de Assis, considerado a primeira pessoa a tratar de igual forma as pessoas e os animais. Para o santo, mesmo os seres inanimados eram criaturas de Deus, e por essa razão mereciam o mesmo respeito.

Esta data foi oficialmente declarada em 1929, a pedido da Organização Mundial de Proteção Animal. Em 1980, São Francisco de Assis foi considerado padroeiro dos animais pelo Papa João Paulo II.

O objetivo do dia mundial do animal é o de nos relembrar, anualmente, da tremenda importância de todos eles, independentemente da sua espécie. Pretende chamar à atenção sobre a nossa crueldade e egoísmo para com eles, tentando criar uma cultura de respeito em relação a todos os animais.

Os animais de estimação são capazes de encher um lar de alegria, e merecem todo o nosso respeito e carinho. No presente artigo dedicado ao dia dos animais, é nosso desejo oferecer estes pequenos conselhos com vista ao bem-estar dos animais de estimação:

  • Decida com o coração… e com a razão! Ter um animal de estimação é fantástico, mas é necessário sermos realistas. Antes de tomarmos a decisão de adotar um, será necessário avaliar o tempo livre que lhe poderemos dedicar, o custo económico que irá supor e se o podemos suportar, o nosso estilo de vida e a personalidade do animal.
  • Se o animal vai conviver com mais do que uma pessoa, é essencial que a decisão seja consensual. É necessário assumir um compromisso da parte de todos, já que as responsabilidades serão a longo prazo.
  • Será igualmente necessário investir tempo na educação do animal. Irá notar não só que o seu comportamento melhora, como também a sua qualidade de vida.
  • Tenha em consideração os conselhos dos profissionais. Tanto o veterinário como os educadores de cães poderão ajudá-lo a decidir qual o tipo de animal que melhor se adequa à sua vida. Além disso, estes profissionais irão acompanhá-lo durante toda a vida do animal.

 

O dia mundial do animal é um dia muito especial. Celebre-o todos os anos de forma diferente, na sua clínica. É um dia no qual podemos reafirmar a importância de cuidar dos animais e do meio ambiente. É necessário aproveitar a data para gerar consciencialização na sociedade civil, sobretudo junto dos mais pequenos, que constituem o nosso futuro. Tudo isto sem esquecermos os restantes 364 dias do ano.

 

Artigos relacionados:

 

New Call-to-action