VT_Tematica_Gestion_detail.jpg VT_Tematica_Gestion_detail.jpg
  • Tempo de leitura: 5 mins

    5 estratégias de comunicação e marketing para a clínica veterinária

    A sustentabilidade de uma clínica veterinária é fundamental, sobretudo quando existe concorrência. Elaborar um plano de comunicação e marketing que destaque a sua clínica entre os seus concorrentes é um ponto chave para atrair clientes, e para os manter.

    A sustentabilidade de uma clínica veterinária é fundamental, sobretudo quando existe concorrência. Elaborar um plano de comunicação e marketing que destaque a sua clínica entre os seus concorrentes é um ponto chave para atrair clientes, e para os manter. Seguidamente, iremos apresentar-lhe 5 estratégias bastante simples de implementar e que lhe irão permitir captar mais donos de animais de estimação, para que se convertam em clientes da sua clínica veterinária.

    1. A sua marca é a sua imagem

    A sua marca é mais do que um logotipo; é a imagem que o define a si e à sua prática veterinária. Deverá criar uma combinação de cores, vozes e mensagens coerentes e coesas na clínica, redes sociais, páginas web e materiais de marketing. Tenha atenção, de igual forma, a pequenos detalhes como a ordem, a limpeza, os odores e uma adequada sinalização exterior que chame à atenção.

    Descarregue GRÁTIS → Guia de fisiopatologia gastrointestinal do cão e do gato

    Defina uma zona cómoda e confortável como sala de espera, onde os seus clientes tenham à disposição publicidade com informação sobre a sua clínica e os dados de contacto em caso de urgência, ou para marcação de consultas. Assegure-se que transmite os valores que melhor correspondem às necessidades dos potenciais clientes da sua área.

    2. Participação ativa

    Ter uma participação ativa na sua localidade irá ajudar a criar reconhecimento da marca e a estabelecer uma reputação positiva para a sua clínica veterinária. Pode apoiar campanhas de vacinação e de esterilização para os animais de estimação da sua zona, organizar a recolha de fundos para associações protetoras de animais da sua zona, ou patrocinar algum evento relacionado com animais. 

    Estas ações irão permitir-lhe dar a conhecer a sua clínica e a gerar confiança nos seus futuros clientes. Nestas atividades, poderá oferecer alguma pequena lembrança simpática, como esferográficas ou calendários, onde poderá incluir o seu logotipo e contactos.

    3. Ofereça um serviço excecional

    Quanto melhor tratar os seus clientes e os seus animais de estimação, mais provável será que eles regressem e que recomendem a sua clínica a amigos e familiares. O marketing de recomendação é uma ferramenta muito poderosa para angariar novos clientes. As pessoas tendem a confiar mais no conselho de uma pessoa próxima, principalmente naquelas que falam por experiência própria, do que em qualquer outra forma de publicidade.  Poderá aproveitar esses comentários positivos estabelecendo um programa de recompensas. Quando um cliente habitual recomenda os seus serviços a um novo cliente e este se dirige à sua clínica, poderá recompensá-lo com descontos em vacinas ou tratamentos.

    Descarregue o guia gratuito que irá ajudá-lo(a) a aprender e interpretar o balanço de resultados da sua clínica veterinária

    4. Especialize-se num tipo de animal de estimação

    Isto não significa deixar de prestar cuidados a outras espécies, mas apenas diferenciar-se como perito em algumas delas, oferecendo, adicionalmente, determinados serviços e tratamentos, cuidados ao domicílio e produtos específicos para certos tipos de animais de estimação. As clínicas para animais exóticos, por exemplo, começam a ser cada vez mais frequentes.

    5. Presença online

    Atualmente, se não estiver na internet, é como se não existisse. É importante ter uma página web ou um blog com conteúdo otimizado para os motores de busca (SEO), por forma a que os possíveis clientes possam encontrar os seus serviços no Google. A sua página web deverá constituir uma ferramenta de marketing eficaz onde, além de anúncios e de um endereço de email, poderá fornecer informação sobre a saúde dos animais de estimação com vídeos educativos ou artigos, mostrar os serviços que disponibiliza, formulários de contacto, políticas de pagamento, links para todos os seus perfis de redes sociais e opções de subscrição às suas newsletters.

    Dedique também algum do seu tempo à atualização das suas redes sociais. Uma conta de Facebook ou Twitter é uma excelente forma de elevar o perfil do seu negócio. Será importante que inclua nas suas publicações fotos suas ou do seu pessoal acompanhados dos donos dos animais de estimação, já que isto irá ajudar a que outros possíveis clientes se familiarizem consigo, com a sua equipa e com a sua clínica veterinária.

    Existem muitas técnicas que pode empregar para atrair e manter novos clientes para a sua clínica veterinária. Lembre-se que fazer com que o seu negócio cresça requer esforço; mas com certeza irá obter os melhores resultados.

     

    New Call-to-action