VT_Tematica_Gestion_detail.jpg VT_Tematica_Gestion_detail.jpg
  • Tempo de leitura: 1 mins

    A equipa veterinária para uma boa gestão do hospital veterinário

    Grupo e equipa: é algo que aparenta ser óbvio, mas é fundamental saber a que nos estamos realmente a referir quando falamos de um grupo ou de uma equipa; para isso recorremos a duas ferramentas clássicas, sendo elas a Real Academia Espanhola (RAE) e a Wikipédia:

    O ponto chave que os diferencia parece residir no facto de, apesar de ambos serem formados por pessoas, no caso da equipa essas pessoas encontram-se organizadas em torno de algo, partilhando um objetivo. No nosso caso, a equipa constituiria o grupo de pessoas que colaboram para alcançar os objetivos da clínica ou hospital veterinário.  E, muito importante relembrar, se realmente fizermos parte de uma equipa, será conveniente referirmos-nos sempre à mesma como «a equipa".  

    Construir uma equipa para um hospital veterinário

    Quem disse que era tarefa fácil? De facto não é, mas após se conseguir criar a equipa, tudo pode funcionar: aquela campanha que nunca iniciou bem, os planos de saúde que não se vendem, as mudanças no protocolo de atenção ao cliente que ainda não foram implementadas...  

    Não podemos, sem mais nada, contratar pessoal, fornecer-lhes as melhores instalações e equipamentos e pedir-lhes que se convertam numa grande equipa. Sem a definição de objetivos claros na nossa clínica (missão, visão, plano estratégico...) o único que iremos conseguir é que o grupo possua ferramentas e funcione como equipa até onde cada um puder, e na direção que lhe parece mais adequada a cada membro. Este processo inicia-se, inevitavelmente, na seleção do pessoal que irá formar parte da equipa e na sua correspondente procura de emprego. Deverão ser perfis que se complementem, pessoas capazes de colaborar. E no caso de a equipa já estar criada e ser necessário realizar uma nova contratação ou substituição, será necessário analisar durante a entrevista de trabalho essa compatibilidade com a equipa já formada e procurar que a nova pessoa traga novos conhecimentos e valores para o seio da mesma, que mantenha a equipa viva e que represente novos desafios. A tudo isto é necessário acrescentar que as equipas podem ser, e cada vez mais o serão certamente, equipas multidisciplinares, onde o pessoal veterinário oriundo de diferentes especialidades e o pessoal auxiliar convivem com pessoal administrativo, de limpeza, da gerência...  

    Vantagens da equipa veterinária em detrimento do grupo

    Já observamos que o que fundamenta a diferenciação é possuir um objetivo comum, uma meta, que representa a causa e a principal vantagem da equipa sobre o grupo. Porque, como bem sabemos, a grande consequência do trabalho de equipa é a sinergia, que se procura ou que surge espontaneamente, e que faz com que o valor do trabalho comum seja maior do que o valor do trabalho conseguido por cada uma das partes de forma independente. Trata-se de uma sinergia positiva, que enriquece e melhora, enquanto que no caso do grupo esta sinergia ou não existe, ou está adormecida. Na equipa a responsabilidade individual passa a ser partilhada, e as capacidades de cada um complementam as dos restantes, enriquecendo a equipa.

    AFF - TOFU - Aprende a interpretar la cuenta de resultados - POST