VT_Tematica_Vinculo_detail.jpg VT_Tematica_Vinculo_detail.jpg
  • Tempo de leitura: 3 mins

    Adoção de animais: Guia do adotante de cachorro

    Este guia, pensado como uma ferramenta que o médico veterinário poderá fornecer a novos donos de animais de estimação, oferece informações básicas acerca dos cuidados que o animal requer.

    Descarregue GRÁTIS → Guia do adotante: Cão cachorro

    Informações básicas para o adotante

    • Vacinação sugerida e calendário
    • Identificação por microchip e registo do animal
    • Desparasitação, tanto interna como externa
    • Esterilização

    Com particular ênfase neste último ponto, pretende-se sensibilizar o novo dono para a necessidade deste procedimento. A maioria dos abrigos, na adoção de animais, entrega os animais esterilizados ou, se ainda forem cachorros, exige ao adotante que assine um compromisso de esterilização. Neste guia oferecemos informações acerca de como esta opção previne problemas comportamentais, assim como os falsos mitos sobre a esterilização.

    A adaptação do cachorro à nova casa

    Para além dos conselhos gerais para todos os donos de cães ou gatos, o guia foca-se no processo de adaptação do cachorro à sua nova casa.

    Solicite GRATUITAMENTE o póster de avaliação do estado corporal de cães

    A maioria dos donos tem dúvidas em relação a esta fase na adoção de animais. Também é costume depararem-se com situações de que não se tinham lembrado antes da chegada do cachorro a casa:

    • A mudança de alimentação. O cachorro pode ter dificuldades de adaptação e de digestão quando muda do alimento que comia no abrigo para a dieta escolhida pelo seu novo dono para o seu bem-estar. Como fazer esta mudança de alimentação, o que pode ou não comer e a frequência das refeições são perguntas habituais que são respondidas neste guia.
    • O primeiro banho. Embora seja uma tarefa simples, alguns conselhos facilitarão a adaptação do novo dono e do seu animal a isto. Destacam-se os cuidados com o pelo, os olhos, as unhas, os ouvidos e a boca. É imprescindível que o cachorro se habitue a estes cuidados para que, em adulto, não tenha medo e estes não acabem por se tornar um suplício para o cão e para o seu dono.
    • A importância da brincadeira para o cachorro. A brincadeira é um momento ideal para desenvolver o vínculo entre o cão e o seu dono, mas também é uma boa oportunidade para ensinar ao cachorro algumas regras de comportamento. Permite estimular a sua inteligência e, se for bem gerido, pode ajudá-lo a controlar a força da mordida para evitar que cause danos não intencionais ao brincar com crianças da casa ou outros animais. Também são explicadas as regras básicas da brincadeira e é indicado que tipo de brinquedos são os mais adequados para o novo membro da família.

    As dúvidas dos primeiros dias

    Por último, é dada uma série de indicações sobre como educar um cachorro para ajudar a resolver as primeiras dúvidas urgentes que surgem quando o novo dono menos espera, como o choro à noite, como ensinar a passear ou onde e como deve fazer as suas necessidades, etc.

    Saber resolver atempadamente estas necessidades do cachorro reforçará o vínculo com a sua nova família e evitará problemas de comportamento que se podem tornar crónicos com o tempo.

    New Call-to-action