VT_Tematica_Nutricion_detail.jpg VT_Tematica_Nutricion_detail.jpg
  • Tempo de leitura: 5 mins

    Alimento (ração) sem cereais será a melhor alimentação para os gatos?

    A dieta sem cereais baseia-se no conceito de ingredientes selecionados e de qualidade, formulados tendo em conta as necessidades nutricionais do animal.

    Uma alimentação mais natural

    A dieta sem cereais baseia-se no conceito de ingredientes selecionados e de qualidade, formulados tendo em conta as necessidades nutricionais do animal.

    Descarregue GRÁTIS → Guia de fisiopatologia gastrointestinal do cão e do gato

    Durante anos, os gatos conviveram com os humanos alimentando-se de dietas que incluem cereais e arroz, tendo aprendido a assimilar este tipo de ingredientes; no entanto, no seu habitat natural, não os comeriam, prefeririam uma nutrição à base de pequenos animais como ratos, aves ou répteis, com uma alta percentagem de proteínas e gorduras e apenas uma quantidade escassa de hidratos de carbono.

    Vantagens do alimento (ração) sem cereais para os gatos

    Com uma ração sem cereais, proporciona-se ao gato um alimento muito semelhante à sua alimentação ancestral, embora ligeiramente adaptado ao estilo de vida doméstico. As principais características desta dieta são a proteína de origem animal ser o primeiro ingrediente, terem menos hidratos de carbono, não conterem cereais e todos os componentes serem 100% naturais sem adição de químicos.

    Aos gatos, custa-lhes mais assimilar os hidratos de carbono dos cereais do que os de outros ingredientes que costumam estar incluídos nos alimentos grain free: batatas, ervilhas, cenouras ou abóbora. Além disso, o seu conteúdo de carne é maior, aportando uma maior quantidade de proteínas de qualidade ao gato, reforçando a sua saúde e melhorando a sua vitalidade e o estado da pelagem.

    Descubra

    Outra vantagem é que se reduz o risco de intolerâncias alimentares. Muitos especialistas sugerem também que as dietas sem cereais são a melhor alternativa para os animais com alergias, embora o milho e outros grãos não estejam entre os alergénios mais comuns no felino. Para os que têm realmente uma alergia às proteínas, presentes nos cereais, diagnosticada pelo veterinário, uma dieta sem grãos seria a opção ideal.

    Os gatos podem tornar-se sensíveis a um alimento que já comam há muito tempo. O grão é um ingrediente comum em muitos alimentos secos para gatos, mas não é biologicamente adequado para eles, podendo desenvolver-se uma sensibilidade ao cereal, que causará problemas gastrointestinais e na pele, de modo gradual durante meses ou anos e de forma intermitente ou crónica.

    A gama de alta nutrição elaborada com ingredientes naturais True Instinct oferece uma dieta criada apenas com ingredientes que os gatos encontrarão na natureza. Na Europa, contamos com alimento seco e em latas, e as variedades para gatos: High Meat e Original.

    A True Instinct High Meat é uma dieta muito rica em proteínas de alto valor biológico, complementada com outros ingredientes, como frutas, legumes ou plantas. A sua receita tem como base um alto teor de carne e um baixo teor de hidratos de carbono, sem cereais ou glúten.

    Também existe a variedade NO Grain, uma dieta saudável e completa, disponível no formato húmido.

    Há ainda uma versão específica para gatos esterilizados baixa em gorduras, e outra para gatinhos e gatas em período de gestação ou lactação.

     

    AFF - TOFU - RR gastro feline - POST