Tempo de leitura: 2 minutos

Os gatos são animais muito sensíveis ao ambiente que os rodeia. O seu caráter independente pode iludir os mais ingénuos, mas os conhecedores destes pequenos felinos sabem que pequenas modificações fazem a diferença no seu comportamento.

Uma caixa de areia suja ou não dispor de um arranhador onde brincar pode provocar-lhe um stress adicional, que inclusive poderá resultar em problemas urinários.

Neste artigo veremos quais são os 6 fatores chave de modificação do ambiente que permitem reduzir o stress e melhorar o comportamento do animal. Antecipamos que a alternância dos brinquedos para gatos é um deles.

 

Já ouviu falar das intervenções MEMO (multimodal environmental modification)?

São bastantes os estudos que avaliaram de que maneira o grau de conforto do ambiente afeta o gato e de como o mesmo se relaciona diretamente com a sua saúde, bem-estar emocional e comportamento (Ellis, et al. 2013). Como resultado destes estudos, já há alguns anos que se começou a implementar uma série de medidas de enriquecimento do ambiente para aumentar o grau de conforto do gato, que demonstraram reduzir o stress e beneficiar os felinos domésticos.

Consistem numa série de orientações e mudanças a implementar no ambiente direto do gato, tanto nos objetos quotidianos com os quais tem contacto, assim como em diretrizes dietéticas e a instrução básica do dono. Tudo isto, como já referimos anteriormente, tem o objetivo de reduzir o stress, melhorar a saúde e diminuir o risco de problemas urinários (Buffington 2006).

 

Sabia que as intervenções MEMO reduzem o risco das doenças felinas do sistema urinário inferior?

 

6 fatores chave no ambiente do gato: comprove-os!

Apresentamos uma ferramenta simples, desenvolvida a partir do inquérito MEMO (Buffington, et al 2006), que pode ser muito útil para explicar aos donos quais as intervenções que é necessário efetuar nos fatores ambientais e como as implementar. Estas medidas reduzirão o stress do gato e, por sua vez, diminuirão o risco de problemas urinários.

6 fatores chave do ambiente para reduzir o stress do gato:

  1. Zona de descanso elevada
  2. Esconderijos e escapatórias
  3. Comida e bebida frescas
  4. Caixa de areia limpa
  5. Contacto social
  6. Arranhador e brinquedos para gatos

 

Características dos brinquedos: gatos com instinto caçador

O gato brinca como se caçasse pássaros ou ratos e alguns deles gostam que os seus brinquedos imitem a sua presa favorita (que se mexam, que os possam caçar no ar ou transportá-los). Texturas de tecido, ratos artificiais ou pedaços de comida que rebolam pelo chão são algumas das suas preferências.

Brincar é a sua forma de realizar atividade física e de acalmar o instinto de procurar presas reais. Os brinquedos devem ser alternados de forma regular, no mínimo uma vez por semana, para proporcionar novidade.

Na natureza, os gatos selvagens caçam, escondem-se de predadores (geralmente trepando) e defendem os seus territórios. Os gatos domésticos imitam estes comportamentos e, por essa razão, devem dispor das ferramentas adequadas (The Ohio State University)

 

Referências

Ellis SL, Rodan I, Carney HC, Heath S, Rochlitz I, Shearburn LD, Sundahl E, Westropp JL. AAFP and ISFM feline environmental needs guidelines. J Feline Med Surg. 2013 Mar;15(3):219-30. doi: 10.1177/1098612X13477537.

Buffington CA, Westropp JL, Chew DJ, Bolus RR. Clinical evaluation of multimodal environmental modification (MEMO) in the management of cats with idiopathic cystitis. J Feline Med Surg. 2006 Aug;8(4):261-8.

The Ohio State University Veterinary Medical Centre. Keeping Cats Indoors. indoorpet.osu.edu

 

New Call-to-action