Tempo de leitura: 3 minutos

 

As aplicações facilitam o emprego veterinário nas clínicas: permitem-nos contactar com os clientes de forma eficiente e dão-nos acesso a ferramentas e formação que podem ser muito úteis.

Enviado pela Vets Affinity terça-feira, 13 de julho, 2016 – 08:00.

inShare7

Alguma vez pensou de que forma uma app móvel poderia facilitar o trabalho veterinário na sua clínica? O desenvolvimento do mundo das aplicações móveis tem sido exponencial durante os últimos anos, e a sua clínica pode tirar partido delas. De igual forma, o seu trabalho veterinário do quotidiano pode ser simplificado, se utilizar as aplicações como fontes de informação.

 

New Call-to-action

 

Um estudo publicado no ano passado pela Flurry Analytics demonstra que o ano de 2015 foi o sétimo consecutivo de crescimento de utilizadores de aplicações móveis nos smartphones e nos tablets. Ainda que este crescimento tenha abrandado em 2015 para 58%, um valor inferior ao dos anos anteriores, continua a ser um valor bastante elevado, o que comprova que ainda não se atingiu o nível máximo de utilização das aplicações móveis. Assim, a previsão é de que nos próximos anos a utilização de apps continue a crescer na casa dos dois dígitos: podemos dar-nos ao luxo de não as aproveitar?

Em Espanha, os números são tão esmagadores como no resto do mundo: com mais de 27 milhões de utilizadores de aplicações móveis em 2015, dos quais 46% chegou a pagar por uma, não podemos ignorar este fenómeno.

Guia PDF sobre gestão económica da clínica veterinária
[Descubra se a sua gestão financeira está de boa saúde e aprenda a interpretar o balanço de resultados]

 

Aplicações móveis para estar em contacto com os seus clientes

Para todo e qualquer negócio, e não esquecendo que uma clínica veterinária é um deles, é tão importante conseguir novos clientes como reter os que temos; além disso, é muito mais dispendioso angariar novos clientes do que fidelizar os atuais.

É necessário conseguir a fidelidade da nossa carteira de clientes, fazendo com que se sintam satisfeitos com a nossa forma de trabalhar. Uma das nossas estratégias deverá passar pelo investimento em comunicação e marketing, mas o problema reside na disponibilidade das clínicas veterinárias para o levar a cabo, que costuma ser limitada por razões económicas e de falta de tempo (que, ao fim e ao cabo, também é dinheiro…): melhorando as relações com os clientes conseguiremos melhorar o balanço de resultados, eventualmente.

Para conseguir melhorar as relações com os donos dos nossos pacientes, é fundamental manter uma boa comunicação com eles. É neste campo que encontramos a primeira utilidade das aplicações móveis: são um excelente método para contactar com os nossos clientes, bastante melhor do que as redes sociais ou mesmo a nossa página web ou blogue. Uma aplicação é um canal de comunicação direto, permanente e não invasivo (o cliente decide descarregá-la e usá-la), que nos permite mantê-los ao corrente das últimas novidades, promoções e ofertas da nossa clínica.

Para além disso, as aplicações permitem enviar as denominadas “notificações push”, que em 97% das vezes são abertas; em comparação, os e-mails são abertos, em média, apenas 10% das vezes. Assim, e ainda que apenas parte dos clientes use a aplicação móvel, conseguiremos manter muito mais o contacto com eles do que por meio de notificações de e-mail, lembretes de consultas, sugestões de check-up, lembretes sobre vacinação, sobre tratamentos antiparasitários ou de outro tipo. Outras vantagens das aplicações móveis são a possibilidade de marcar consultas através do telemóvel, bem como consultar receitas e conselhos de medicação a partir de casa.

Para conseguir que os clientes descarreguem e usem a aplicação da nossa clínica amiúde, podemos enriquecê-la com extras, tais como uma loja on-line, possibilidade de partilhar fotos do seu animal de estimação, mecanismos que permitam que os clientes recomendem a nossa clínica aos seus contactos, ligações para as páginas da clínica veterinária nas redes sociais, etc.

 

As aplicações móveis como ferramenta para o trabalho veterinário

Além de ser um excelente meio de comunicação com os nossos clientes, as aplicações podem facilitar bastante o nosso trabalho diário. Possuir no telemóvel ferramentas de trabalho que nos permitam verificar um termo veterinárioestar ao corrente das novidades do setor, dispor de um  mecanismo de dosagem ou de um acesso direto para esclarecer qualquer questão relacionada com os medicamentos irá ajudar-nos a dar resposta de forma rápida e eficaz a qualquer imprevisto que possa surgir.

Um bom exemplo de uma aplicação móvel que permite a consulta de informação na íntegra é a VETSpocket (para telemóveis com sistema Android ou iOS), um verdadeiro guia veterinário de bolso que mostra ao profissional as principais abordagens clínicas, dados biológicos sobre cada espécie, princípios ativos farmacológicos, tratamentos dietéticos, valores de referência ou os protocolos de medicação mais úteis.

Também podemos adquirir formação através de bibliotecas on-line ou com aplicações que nos oferecem e-learning para aprender onde e como queiramos. E já são poucos os congressos que não têm a sua própria aplicação para telemóvel.

Concluindo, o mundo das aplicações móveis pode tornar o trabalho veterinário muito mais cómodo, seja do ponto de vista da comunicação com os clientes como da sua formação contínua e da sua capacidade para estar a par das últimas novidades da profissão veterinária. Aproveite-o.

 

Texto original
JOAQUÍN VENTURA
Veterinário

Artigos relacionados:

 

New Call-to-action