VT_Tematica_Traumatologia_detail.jpg VT_Tematica_Traumatologia_detail.jpg
  • Tempo de leitura: 1 mins

    Artrose nos cães com excesso de peso?

    A artrose nos cães afeta muto frequentemente cães seniores com excesso de peso. A melhoria do excesso de peso traz um benefício imediato. Com a dieta pode-se atacar as 2 frentes ao mesmo tempo.

    A artrose nos cães é uma patologia muito frequente, que afeta sobretudo cães com mais idade. É caracterizada pela sinovite, o aumento do líquido articular, a erosão cartilaginosa e a formação de osteófitos. A artrose nos cães é agravada pela obesidade, visto que aumenta as forças de compressão sobre a cartilagem. Infelizmente, a obesidade também é um fator mais prevalente em cães seniores, pelo que o problema agrava-se. Um dieta adequada para diminuir o peso, caso o cão sofra de excesso de peso, irá causar uma melhoria imediata. Mas pode-se ir mais além, a juntar uma dieta que diminua o peso do cão, com uma dieta que proteja a sua saúde articular.  

    [Osteoartrite Canina] → Descarregue gratuitamente o guia sobre esta doença  articular degenerativa e descubra as ferramentas de prevenção e tratamento

     Melhoria da artrose nos cães com excesso de peso mediante a dieta:

    A dieta Articular Reduced Calorie é indicada como uma ajuda nutricional para os cães que sofram de excesso de peso e patologias que causem dor e inflamação articular. Também é indicada para reforçar a saúde articular depois de um traumatismo ou cirurgia, e como prevenção da osteoartrite em cães suscetíveis.  

    Porém, não é recomendada a fêmeas gestantes ou a lactar, e nem a filhotes.  

    Dieta Articular Reduced Calorie para cães com artrose

    Os seus principais componentes são:

    • Ácido hialurónico: melhora a capacidade lubrificante e viscoelástica do líquido sinovial para evitar a aparição da sinovite e assim reduzir a dor da articulação.
    • Glucosamina e sulfato de condroitina: aceleram o metabolismo cartilaginoso. E também bloqueiam a sua degradação e calcificação com que se mantem a sua ação de suporte e amortecimento das forças de compressão.
    • Vitamina K2: diminui a perda óssea e assim, diminui o risco de fraturas e a incidência de osteoartrite. Melhora a mineralização ao nível do osso e impede a cartilagem de calcificar-se.

    Descarregue GRÁTIS → Guia de fisiopatologia gastrointestinal do cão e do gato

    • Ácidos gordos essenciais ómega-3: diminuem a dor causada pela inflamação e protegem a cartilagem da degradação.
    • Baixo teor calórico e moderado em gorduras: Estimula a perda de peso, assim diminui o stress e a dor devido ao efeito mecânico. As gorduras aumentam a palatabilidade.
    • Alto conteúdo em proteínas e fibra: ajuda a manter a massa muscular a favorecer o gasto energético. A fibra aumenta a capacidade saciante.

    Eficácia comprovada para artrose nos cães

    A eficácia desta dieta em artrose nos cães demonstrou-se mediante um estudo que avaliava a perda de peso em 8 cães com excesso de peso e problemas articulares, alimentados com a dieta Advance Veterinary Diets Articular Reduced Calorie. Os cães foram avaliados objetivamente pelo veterinário mediante a escala Bioarth e também mediante a redução do peso corporal seminal.   Conseguiu-se uma redução do peso, dando lugar a uma maior descarga da articulação, diminuição da dor e aumento da atividade física do cão.   Artigos relacionados:

    Descarregue GRATUITAMENTE → Clinical Tool: Abordagem multimodal  no tratamento das doenças do trato urinário inferior felino.