Tempo de leitura: 3 minutos

Os gatos esterilizados tendem a aumentar de peso. Porquê? Podemos preveni-lo com uma comida para gatos esterilizados específica?

esterilização do gato pode implicar um aumento de peso devido a diversas mudanças no seu metabolismo que decorrem de necessidades nutricionais diferentes. Este aumento do peso pode originar patologias crónicas. Para ajudar a manter a saúde do gato é muito importante utilizar especificamente comida para gatos esterilizados que realize mudanças na dieta, de forma a combater o aumento de peso.

 

New Call-to-action

 

Aumento de peso após a esterilização

Vários estudos demonstraram que os gatos castrados, independentemente do sexo, apresentam mais sobrepeso do que os gatos não esterilizados. Os gatos esterilizados possuem um risco entre 2,8 e 3,4 superior de serem obesos do que os gatos não esterilizados. O aumento de peso ocorre devido a um aumento da gordura corporal , produzindo-se uma diminuição da massa muscular.

A esterilização também pode implicar o aumento da resistência à insulina transitória a curto prazo nas fêmeas e uma menor sensibilidade à insulina nos machos. Esta menor sensibilidade à insulina acarreta um pior controlo glicémico e torna necessária a utilização de outros cereais, como por exemplo a cevada ou o milho, como fontes principais de amido. 1

Os gatos esterilizados começam a comer mais logo após a cirurgia, perdendo o controlo da quantidade de alimento que ingerem. Por essa razão é imprescindível limitar o alimento fornecido aos gatos esterilizados. Além disso, administrar uma comida para gatos esterilizados que controle a proporção dos diferentes nutrientes (proteínas, hidratos de carbono e gorduras) ajuda a controlar o aumento de peso.

O aumento do peso tem consequências para o resto do organismo do gato. Estes felinos apresentam um risco aumentado (entre 2 e 4,9 vezes superior do que os gatos não esterilizados) de sofrer de hiperlipidemiadiabetes mellitus ou acumulação de lípidos no fígado. 

 

Principais causas do aumento de peso nos gatos esterilizados:

A tendência para o sobrepeso que os gatos esterilizados possuem pode ser explicada com base em dois motivos:

  1. Aumento da ingestão:Desde os primeiros momentos após a esterilização que os gatos perdem a capacidade de controlar a quantidade de alimento que ingerem. Por isso é tão importante controlar a quantidade de alimento fornecido, calculando a quantidade em função das necessidades diárias de cada animal. Os dispensadores de alimento que incentivam a atividade física também são uma ferramenta útil para controlar a ingestão e, simultaneamente, conseguir que o gato faça exercício.
  2. Menores necessidades energéticas: Os gatos esterilizados têm necessidades energéticas cerca de 20 a 30% menores do que os gatos não esterilizados. Esta menor necessidade energética deve-se a uma diminuição do índice metabólico e a uma menor atividade física.
    • Relativamente ao índice metabólico não existem resultados reprodutíveis entre os diferentes estudos, mas a hipótese é que ao diminuir a percentagem de massa muscular se gaste menos energia na sua manutenção.
    • atividade física diminui devido às mudanças de comportamento. Ao perderem o instinto sexual e o interesse pelas idas ao exterior, levam uma vida mais doméstica e, consequentemente, gastam menos energia.

 

Estratégias de prevenção

  • Diminuir a ingestão: Controlar a comida para gatos esterilizados foi a única medida que demonstrou ser válida, a nível estatístico, para o controlo do sobrepeso nos gatos castrados. Mas esta intervenção não consiste simplesmente em diminuir a quantidade de alimento, já que isto poderia originar défices nutricionais e aumento do apetite do gato. É muito importante modificar a composição da dieta. A comida para gatos esterilizados deve conter uma proporção de proteína e fibra superior para gerar saciedade no gato.
  • Aumentar a atividade física: Não é suficiente utilizar uma comida para gatos esterilizados, também é necessário aumentar a atividade física através do uso de brinquedos, já que o gato não beneficia de passeios com trela. Atividades como a caça ou trepar para sítios elevados são importantes tanto para o exercício físico do animal como para reduzir o seu stress. Além disso existem produtos para gatos gordos e animais de estimação com excesso de peso.

 

1.Bouchard GF, Sunvold GD. Implications for starch in the management of glucose metabolism. In: the role of nutrition in weight management, Iams symposium presented at the North American veterinary Conference, January 21,2003, Orlando, Florida, USA, p.38-42

 

Artigos relacionados:

 

New Call-to-action

Summary
Comida para gatos esterilizados: combater o sobrepeso após a cirurgia
Article Name
Comida para gatos esterilizados: combater o sobrepeso após a cirurgia
Description
A esterilização do gato pode implicar um aumento de peso devido a diversas mudanças no seu metabolismo que decorrem de necessidades nutricionais diferentes. Este aumento do peso pode originar patologias crónicas. Para ajudar a manter a saúde do gato é muito importante utilizar especificamente comida para gatos esterilizados que realize mudanças na dieta, de forma a combater o aumento de peso.
Author
Publisher Name
Vets Affinity
Publisher Logo