Tempo de leitura: 3 minutos

Já alguma vez parámos para refletir em que consiste realmente o emprego de um auxiliar de veterinária? Um profissional essencial na clínica veterinária moderna.

Enviado pela Vets Affinity segunda-feira, 14 de novembro, 2016 – 08:00.

inShare

O emprego de um auxiliar de veterinária tem-se tornado uma peça chave em qualquer clínica, devido ao trabalho de apoio ao veterinário que desempenham. Os peritos em gestão veterinária recomendam, no mínimo, a presença de 1 auxiliar por cada veterinário que trabalhe na clínica.

 

New Call-to-action

 

As tarefas dos Auxiliares Técnicos Veterinários (ATV) vão desde o trabalho como auxiliar de cirurgia até ao atendimento dos clientes na recepção ou à gestão da loja da clínica veterinária. Quais deverão ser as funções de um auxiliar de veterinária? Um Decreto Real promulgado em 2011 incluiu na Família de Saúde do Catálogo Nacional de Qualificações Profissionais espanhol a qualificação profissional de Assistência aos cuidados clínicos em clínicas veterinárias. Ainda que em nenhuma das comunidades autónomas espanholas se tenha iniciado essa formação profissional, constitui ainda assim um bom ponto de referência para sabermos quais as funções próprias de um ATV, e se as que na verdade são desempenhadas correspondem às oficialmente estipuladas.

 

Guia PDF sobre gestão económica da clínica veterinária
[Descubra se a sua gestão financeira está de boa saúde e aprenda a interpretar o balanço de resultados]

 

As funções do auxiliar de veterinária correspondem às expectativas destes profissionais?

Na altura de escolher uma profissão, acontece por vezes sabermos se é realmente aquilo que queríamos apenas quando começamos a exercê-la. Quais as expectativas dos ATV em relação à sua atividade profissional?

De acordo com um estudo* realizado pelo Grupo Asís Biomedia S.L. em 2015, cerca de 63% dos auxiliares veterinários dizem-se satisfeitos com a adequação das suas tarefas às suas expectativas iniciais: afirmam que a maior parte das suas funções vai de encontro àquilo que consideram ser o seu trabalho.

Por outro lado, 30% dos ATV acreditam que apenas uma parte das suas funções corresponde às suas expectativas, enquanto que 6 em cada 100 afirmam que muito poucas tarefas estão relacionadas com o que esperavam vir a ser o seu trabalho.

 Tarefas reais do trabalho de auxiliar veterinária

Enquanto não se implementar uma formação profissional oficial e se generalizarem as convenções coletivas da clínica veterinária em Espanha, as funções de um auxiliar não estão totalmente definidas e podem variar bastante.

De acordo com os próprios ATV, todos prestam ajuda na cirurgia. Entre outras funções habitualmente desempenhadas contam-se a ajuda ao veterinário no consultório, tarefas de administração e de atenção ao cliente, venda de produtos, limpeza e manutenção… Inclusive, cerca de um quinto dos auxiliares veterinários têm no cabeleireiro uma das suas tarefas mais importantes.

 

 Quais as funções habitualmente desempenhadas pelos ATV sem a supervisão do veterinário?

Se o trabalho do auxiliar de veterinária tem como objetivo o apoio ao veterinário, não é lógico pensar-se que todas as suas funções são desempenhadas com a supervisão do mesmo. É evidente que há tarefas exclusivas do veterinário (até por obrigação da lei…), mas muitas outras podem ser levadas a cabo por um ATV.

Entre os auxiliares de veterinária espanhóis, a tarefa mais desempenhada sem a supervisão de um veterinário é a função administrativa, enquanto que o tratamento de pacientes, a revelação de radiografias e várias tarefas de laboratório também são efetuadas por muitos auxiliares sem a necessidade de supervisão por parte do veterinário.

 

Texto original
JOAQUÍN VENTURA
Veterinário

*Todos os dados deste artigo foram extraídos do estudo “O setor dos auxiliares de clínica veterinária em 2015”, para cuja realização o Grupo Asís Biomedia S.L. efetuou questionários a 193 profissionais em agosto de 2015. O erro da amostra deste relatório é de ± 7,2 para um intervalo de confiança de 95 %.

 

Artigos relacionados:

 

New Call-to-action