Curso de inglês em veterinária: como distinguir-se da concorrência | Vets & Clinics

O espaço de referência dos veterinários #SomosVets

Curso de inglês em veterinária: como distinguir-se da concorrência

Num ambiente laboral altamente competitivo, os profissionais de Veterinária deverão ser capazes de se diferenciar da concorrência. Para o efeito, o inglês é uma ferramenta fundamental. Mas qual o nível de inglês que os veterinários necessitam em Portugal?

Gestão de uma clínica

Num ambiente laboral altamente competitivo, os profissionais de Veterinária deverão ser capazes de se diferenciar da concorrência. Para o efeito, o inglês é uma ferramenta fundamental. Mas qual o nível de inglês que os veterinários necessitam em Portugal? Onde podemos encontrar recursos de inglês para veterinários? O que devemos fazer para melhorar o nosso inglês veterinário?

Razões pelas quais é necessário estudar inglês para Veterinária

Desde o ponto de vista profissional, existem vários motivos pelos quais fazer um curso de inglês para aperfeiçoar a prática veterinária. Entre eles, contam-se:

Descarregue GRÁTIS → Guia de fisiopatologia gastrointestinal do cão e do gato

  • Estar atualizado em relação às últimas investigações do setor. Para melhorar a transmissão do conhecimento, a literatura científica elabora-se principalmente em inglês, pelo que se deseja estar informado(a) sobre tudo o que acontece no setor veterinário, deverá dominar o idioma.
  • Encontrar novas oportunidades laborais e melhorar as expectativas salariais. Na maioria de ofertas de trabalho relacionadas com Veterinária, já se exige um nível elevado de domínio do inglês. Estas razões, unidas ao facto de cada vez mais universidades disponibilizarem licenciaturas em Veterinária em inglês, exigem que, para se destacar dos seus concorrentes, possua um nível de inglês elevado. Além disso, para os veterinários, aprender inglês significa um investimento, já que ao dominar a língua melhoram as suas expectativas salariais.
  • Trabalhar no estrangeiro. Alguns países como o Reino Unido ou os Estados Unidos apresentam uma procura elevada de profissionais de veterinária com um bom nível de inglês. Se está a pensar dar o seu salto e trabalhar fora do país, deverá falar inglês fluentemente, pelo que não deve perder tempo e começar já a estudar.
  • Oferecer serviços de veterinária em inglês. Ao falar inglês, estará a abrir as portas da sua clínica veterinária a clientes estrangeiros que vivem aqui, mas que ainda não se sentem seguros a falar português. É algo muito comum, em zonas com muito turismo e residentes estrangeiros, como a Madeira e o Algarve.

Como melhorar o seu nível de inglês em Veterinária

A chave para melhorar o seu nível de inglês passa por integrar o idioma nas suas tarefas diárias e praticá-lo sempre que possível. Se deseja melhorar o seu inglês para a prática veterinária, recomendamos-lhe 3 tarefas fundamentais:

  • Ler em inglês. Constitui uma das melhores formas de melhorar o seu vocabulário relacionado com Veterinária em inglês. Quanto mais ler em inglês, melhor: notícias, artigos de investigação, etc. Tudo é importante e tudo aumenta o conhecimento.
  • Ouvir podcasts em inglês. O ouvido é outra das coisas que devem ser exercitadas ao aprender inglês. Para isso, recomenda-se ouvir podcasts relacionados com a prática veterinária.
  • Ver vídeos em inglês. Conferências, colóquios, etc. Na internet, podem-se encontrar muitos recursos em inglês para veterinários. Tente absorver o máximo de informação, aproveitar esses recursos ao máximo, ouvir, tomar notas, rever o vocabulário. Isto irá servir-lhe para se familiarizar com o idioma.

Alguns recursos para aprender inglês especializado em Veterinária

Se já se decidiu e quer começar agora mesmo a melhorar o seu nível de inglês. Aqui tem uma pequena lista de recursos que o irão ajudar a começar.

Livros de inglês para veterinários:

  • Inglês na consulta veterinária. Obra dirigida aos veterinários espanhóis, e que se foca na comunicação com clientes em inglês.
  • Saunders Comprehensive Veterinary Dictionary. Dicionário de termos relacionados com Veterinária que inclui a sua pronúncia.
  • Veterinary Medical Terminology. Glossário ilustrado que se centra em conceitos médicos, e que inclui estudos de caso e áudios para ouvir a forma de pronunciação dos vários termos.

Podcasts sobre Veterinária: 

Outros recursos multimédia disponíveis na web:

  • The Merck Veterinary Manual. Na página web deste conceituado manual de Veterinária poderá encontrar informação e recursos em inglês sobre este tema.
  • Conversas TED. São vídeos nos quais vários profissionais falam das suas experiências. Abordam temáticas muito diversas, entre elas a Veterinária e outros temas relacionados com ela. Por exemplo: What veterinarians know that physicians don’t

Aconselhamos-lhe a sua leitura, bem como ouvir e praticar o inglês diariamente: descarregue o Guia "Recursos para desenvolver o seu inglês em 2017" no qual vai encontrar:

  • Ideias para aprender inglês através dos seus hobbies.
  • Sugestões para encontrar uma academia de inglês adaptada às suas necessidades.
  • Truques para ganhar motivação e aprender vocabulário novo.
  • Recursos online gratuitos para aprender inglês.

O inglês para veterinários não deverá constituir um problema nem ser um fator condicionante para o desenvolvimento da nossa carreira profissional, por isso não duvide em começar já a estudar.

 

AFF - TOFU - Aprende a interpretar la cuenta de resultados - POST