VT_Tematica_Gestion_detail.jpg VT_Tematica_Gestion_detail.jpg
  • Tempo de leitura: 3 mins

    Curso de veterinária? Existem muitos, e cursos de gestão?

    Se procurar “cursos veterinária” no Google, irá encontrar mais de 21 000 resultados. Mas quantos deles se referem à formação em gestão? Se, por outro lado, completar a sua procura como "cursos veterinária + gestão", o leque será reduzido para mais de 130 resultados...muito poucos!  

    Estes resultados são um claro reflexo da realidade em termos de formação disponível para os veterinários de animais de companhia: "cursos veterinária", tem um vasto leque de possibilidades se pretender informações sobre questões relacionadas com a clínica, mas torna-se muito difícil encontrar formação de qualidade em relação a todos os aspetos da gestão da clínica veterinária.

    Descarregue GRÁTIS → Guia de fisiopatologia gastrointestinal do cão e do gato

    É necessária formação em gestão!

    Muitas das clínicas veterinárias são empresas de pequena ou média dimensão, que não têm possibilidades de contratar gestores profissionais altamente qualificados. No entanto, a gestão destas empresas não é tarefa fácil:

    A lista é interminável e, por vezes, avassaladora. Para complicar ainda mais a situação, se é proprietário de uma clínica ou planeia sê-lo brevemente, o mais provável é que não tenha recebido formação em gestão durante os seus estudos na faculdade. Além disso, a sua vocação não é gerir uma empresa, mas sim exercer medicina veterinária. Ou seja, muitos veterinários abraçam a gestão por obrigação, mais do que por convicção.

    gestao

    Quando passamos de colaboradores veterinários para proprietários de uma clínica veterinária, sucedem-se mudanças transcendentes que, por vezes, temos relutância em aceitar: enquanto que o colaborador veterinário foca o seu trabalho na satisfação das necessidades dos pacientes e dos seus donos, as obrigações do proprietário de uma empresa veterinária são muito mais abrangentes. O empresário tem responsabilidades éticas, legais e profissionais para com os restantes sócios ou acionistas (se existirem), os fornecedores comerciais, os seus colaboradores e o Estado. Em muitas das grandes empresas a propriedade do negócio está separada da sua gestão. Sendo proprietário de uma clínica veterinária não é obrigado a ser também o seu gerente, mas é da sua competência assegurar-se de que alguém gere a sua empresa. Ou seja, se é proprietário de uma clínica veterinária terá de efetuar tarefas de gestão ou contratar um gerente profissional; se se trata de uma clínica de grande dimensão, com vários sócios e uma estrutura forte, poderá equacionar a hipótese de contratar esse profissional, caso contrário terá de encarregar-se você mesmo da tarefa e, para isso, adquirir formação. 

    Webinar com legendas em português: “A esterilização ao pormenor:  Uma decisão ponderada para cada caso” - Dr. Fernando Mir

    Cursos de veterinária: sou veterinário em comparação com dirijo uma clínica veterinária

    Quais as diferenças fundamentais entre ser veterinário e diretor de uma clínica veterinária? Enquanto que a eficiência de um veterinário pode ser determinada pelo trabalho que desenvolve, a eficiência do diretor da clínica veterinária é determinada pelo trabalho que faz desenvolver. Um bom diretor ou gestor deverá planear, organizar, liderar e supervisionar a utilização dos recursos humanos e dos equipamentos da sua clínica veterinária para que os seus objetivos possam ser alcançados. Isto pressupõe que deverá dedicar o seu tempo e comprometer-se a liderar o seu pessoal. Segundo Caroline Jevring explica no seu livro Managing a Veterinary Practice (2nd edition)o gestor de uma clínica veterinária deverá dividir o seu tempo da seguinte forma, aproximadamente:   Se é proprietário da clínica veterinária e não se sente suficientemente capaz ou motivado para dedicar uma boa parte do seu tempo à orientação do pessoal, terá de delegar esta responsabilidade num gestor profissional. No artigo seguinte de “Gestão de uma clínica veterinária”, inserido neste blogue, iremos proporcionar-lhe algumas noções acerca de como iniciar a tarefa de ser um bom diretor da sua clínica veterinária.  

    AFF - TOFU - Aprende a interpretar la cuenta de resultados - POST

    Texto original: PERE MERCADER, DVM MBA @pmercadervms
    Seleção de links Grupo Asís