Tempo de leitura: 2 minutos

Os suplementos nutricionais para a diarreia em cães agudas funcionam realmente? E como consigo que o cão tome o “comprimido”? Neste artigo falaremos sobre os novos formatos com maior aprovação e sobre a sua eficácia.

A administração de medicamentos e suplementos é sempre um problema no momento decisivo. Os donos testam a sua criatividade gerando ideias engenhosas de “culinária criativa” para dissimular os comprimidos e as cápsulas entre a comida do animal. Comprimidos dentro de um pouco de queijo, antibióticos escondidos no salame, mistura de medicamentos em pó na comida… tudo isto inútil, já que no final se descobre o comprimido intacto.

 diarreia em caes

Novas fórmulas adaptadas a animais de estimação

Recentemente surgiram no mercado algumas fórmulas mais adequadas para a administração nos animais que parecem facilitar o cumprimento e, assim, a eficácia do tratamento. São partículas de carne com características organolépticas muito atraentes para o cão, que incluem o princípio ativo inserido no alimento.

Foram já utilizados para incluir antiparasitários, reforços para as articulações e suplementos nutricionais para problemas gastrointestinais, entre outros. Hoje iremos falar destes últimos, não só devido à sua facilidade de administração, mas também pela sua eficácia comprovada.

 

Evidências dos suplementos nutricionais para os processos de diarreia

Os investigadores da Affinity Petcare estudaram a eficácia clínica dos novos suplementos da Advance em cães que sofriam de diarreia. De seguida apresentamos um resumo dos resultados do estudo1:

Participantes e método.

O estudo foi realizado em 15 participantes com diagnóstico de diarreia aguda não associada a patologia sistémica.

Os cães mantiveram a sua dieta habitual, sem qualquer outra modificação, exceto a administração diária de suplementos para processos de diarreia em cães (nome comercial GastroForte), até à resolução do seu quadro clínico.

Os suplementos nutricionais são partículas com alto teor de carne, nas quais se misturaram os componentes ativos, juntamente com os ingredientes. Contêm:

Proteína de frango hidrolisada, esmectite (19,6%), água, glicerina vegetal, propilenoglicol, amido de arroz, lecitina de soja, proteína animal hidrolisada, gordura animal, fruto-oligossacarídeos (FOS, 1,72%) e antioxidantes.

O seu modo de atuação nas diarreias é baseado principalmente em

  • Argila ultrafina ESMECTITE, que possui um alto poder de absorção, facilitando a retenção de água e ajudando a gerar fezes mais compactas, travando as diarreias.
  • Prebióticos, Fruto-oligossacarídeos (FOS), que favorecem o desenvolvimento de uma flora intestinal saudável.

Os participantes receberam entre 2 a 4 partículas diárias, em função do seu peso.

 

diarreia em caes

 

Resultados.

Os resultados foram muito bons, nos quais 90% dos casos de diarreia foram resolvidos em 48h.

“48h para a resolução do quadro clínico”

Os suplementos são mais do que um snack, são eficientes.

Ainda que os cães apreciem as novas fórmulas, estas não devem ser confundidas com snacks ou guloseimas para animais de estimação. São medicamentos ou suplementos indicados para a melhoria da saúde dos animais, no contexto de uma patologia concreta para a qual a sua eficácia e eficiência foram comprovadas.

Os seus pacientes ainda não experimentaram os suplementos? Deixamos-lhe agora um vídeo sobre as vantagens dos suplementos da Advance, que facilitam a vida do dono e contribuem para que os tratamentos sejam cumpridos até ao fim.

New Call-to-action