VT_Tematica_Medicina interna_detail.jpg VT_Tematica_Medicina interna_detail.jpg
  • Tempo de leitura: 1 mins

    Fezes moles e amareladas em cães. Sintoma de uma nutrição inadequada?

    As fezes normais são de cor castanha, sólidas e ligeiramente húmidas, devendo qualquer outra apresentação ser considerada patológica. A cor amarela nas fezes deve-se a uma alteração entre a produção e a absorção dos fluidos intestinais, o que pode tingir as fezes e a mucosa intestinal. Se você deseja identificar rapidamente o motivo da alteração,descarregue grátis o Póster do DIagnóstico Diferencial das diarreias caninas.      
    ''Mitos sobre o tratamento da diarreia no cão'' Acede grátis ao webinar ️

    Esta coloração também pode ser consequência do tipo de dieta, quer seja pela sua composição ou secundariamente a uma ingestão elevada de algum tipo de alimento (por exemplo, o milho ou a lactose e seus derivados em cães adultos).Perante uma alteração no aspeto das fezes, deve-se realizar um exame físico acompanhado de uma boa anamnese e testes complementares (análise sanguínea, cultura de fezes...) para encontrar a causa do problema e iniciar o tratamento adequado. As alterações digestivas podem ser acompanhadas de perda de peso: o guia de avaliação corporal é uma ferramenta que permite uma rápida orientação sobre o estado de saúde do cão através de indicadores visuais.

    As fezes amareladas ocorrem por causa de uma disfunção intestinal que produz uma irritação do intestino, que pode ser causada por várias patologias e pode surgir num quadro agudo ou crónico. Dependendo da causa, o tratamento será com antibiótico (se a causa for uma infeção), com antiparasitário (se a causa for endoparasitas) e/ou cirúrgico (no caso de obstrução intestinal, se não for resolvida por outros meios), e administra-se tratamento sintomático acompanhado de uma dieta específica. A hipersensibilidade alimentar pode desencadear transtornos intestinais crónicos como a enterite linfoplasmocítica, a gastroenterite eosinofílica e a colite idiopática, tendo nestes casos de se tratar a alergia e o transtorno associado.

    É necessário prestar especial atenção às fezes dos cachorros porque o seu sistema imunitário ainda é imaturo, tornando-os mais propensos a adquirir infeções e parasitoses que provocam a ocorrência de fezes amareladas. Tendo em conta a sua imunossupressão, a consulta veterinária nestes casos não deve demorar.

    Descarregue GRÁTIS →  Guia completo fisiopatologia gastrointestinal do cão e do gato

    Para prevenir os problemas digestivos, é muito importante proporcionar ao nosso cão uma dieta completa e variada. A True Instinct oferece uma gama de comida para cães com base em ingredientes naturais e de alto valor nutricional. A sua composição é maioritariamente proteica (as suas variedades incluem a carne de peru, o salmão, o peru, a vaca e o borrego) e é complementada com frutas e legumes, fontes de vitaminas e minerais. Dispõem de uma gama de alimentos secos ideal para a manutenção da digestão do animal que inclui fibras solúveis de grãos integrais que regulam o trânsito intestinal e estimulam o desenvolvimento da flora bacteriana (pelo seu efeito probiótico), além de proporcionarem um efeito anti-inflamatório e antioxidante. Isto ajuda na prevenção da irritação intestinal e da ocorrência de quadros de oclusão intestinal (a fibra ajuda a produzir contrações intestinais de maior intensidade, o que facilita a evacuação de restos intestinais e previne a formação de neoplasias).

    A gama de alimentos húmidos da True Instinct não contém cereais, por isso está indicada para cães intolerantes ao glúten e também como alimento durante quadros agudos de patologia digestiva, em que é recomendável que a dieta tenha um menor teor em fibra para facilitar a digestão. Se quiser saber mais sobre as patologias associadas à dieta, consulte o nosso guia.

    Nuevo llamado a la acción