Tempo de leitura: 2 minutos

A gravidez psicológica na cadela origina sintomas reais que simulam uma gravidez. As responsáveis por este processo são as hormonas. Explicamos-lhe o tratamento da mastite que poderá surgir durante a gravidez psicológica na cadela.

A gravidez psicológica nas cadelas, também denominada pseudogestação ou pseudogravidez consiste em sentir os sintomas e sinais próprios de uma gravidez real (inclusive, as mamas produzem leite), sem que a cadela se encontre grávida.

 

Gravidez psicológica na cadela: quando surge?

A gravidez psicológica nas cadelas inicia-se aproximadamente um mês e meio a dois meses após o cio da cadela, sem que tenham havido, necessariamente, relações sexuais. As cadelas julgam estar grávidas devido à ação das hormonas produzidas pelos seus ovários.

 

New Call-to-action

 

Perante a suspeita de uma gravidez psicológica, o primeiro que deverá ser feito será assegurarmos-nos de que a cadela não se encontra realmente grávida. A melhor maneira de o fazermos é dirigirmos-nos ao veterinário.  Uma vez excluída esta hipótese, encontramos-nos perante um caso de pseudogestação.

 

O que acontece durante uma gravidez psicológica na cadela?

O primeiro sintoma de uma gravidez psicológica na cadela é o aumento da produção de leite, denominada “lactação de pseudogestação”. Os níveis de progesterona e de estradiol aumentam até atingirem o mesmo ponto em que se encontrariam no caso de uma gestação real.

Geralmente, os sintomas desaparecem no espaço de 10 dias e a cadela regressa ao seu estado normal sem consequências físicas de maior. Porém, numa minoria dos casos podem surgir problemas, devido à alteração do comportamento da cadela ou à produção excessiva de leite.

Uma das mudanças mais significativas no comportamento da cadela é o facto de se comportarem como se já tivessem cachorros. Por vezes, chegam a adotar bonecos ou trapos e cuidam deles como se fossem seus filhos. Apresentam-se mais cansadas e instáveis. As cadelas com pseudogestação deambulam pela casa sem rumo, ou escondem-se.

 

Recomendações a ter em conta durante uma gravidez psicológica da cadela

É necessário evitar que as cadelas com pseudogravidez lambam as mamas com o objetivo de extrair o leite, já que este comportamento estimula a produção de mais leite. Para extrair o leite, é possível administrar dieta absoluta durante 24 horas e de seguida uma dieta líquida durante as 48 horas seguintes.

Também é fulcral distrair as cadelas com pseudogestação através de outras atividades, como um passeio prolongado. Será conveniente aproveitar esses passeios para lhe retirar os bonecos adotados. Um punhado de salsa fresca incluída na comida do animal irá inibir os efeitos da progesterona.

Tratamento da mastite durante a pseudogestação

Quando se dá a inflamação das mamas, denominada mastite, é necessário iniciar um tratamento. Este poderá consistir em terapia antibiótica ou cirurgia.

Pode-se administrar 5 µg/kg/dia de cabergolina durante 10-14 dias.

Na maioria dos casos, o prognóstico da mastite é favorável.

Neste link  poderá encontrar mais informação sobre a gravidez psicológica e o papel desempenhado pelas hormonas.

 

Artigos relacionados:

 

New Call-to-action