VT_Tematica_Medicina interna_detail.jpg VT_Tematica_Medicina interna_detail.jpg
  • Tempo de leitura: 1 mins

    Insuficiência renal em cães: benazepril e esperança de vida

    É uma doença renal mais frequente no cão e no gato. Caracteriza-se por uma perda progressiva e irreversível das funções renais básicas e supõe uma redução da esperança de vida. A seguir mostrar-lhe-emos como aumentar a mesma através do tratamento dietético.

    Descarregue GRATUITAMENTE → Clinical Tool: Abordagem multimodal  no tratamento das doenças do trato urinário inferior felino. 

    Intinsuficiência renal em cães: Introdução

    A insuficiência renal nos cães consiste na diminuição do tecido renal normofuncionante, sendo a quarta doença com maior prevalência nos cães. Afeta principalmente animais adultos e é mais frequente o aparecimento na espécie felina do que na canina. As principais consequências da perda da função renal são as seguintes:

    • Retenção de substâncias nitrogenadas (azotemia/uremia).
    • Retenção de fósforo e falta de ativação final da vitamina D (hiperfosfatemia/ hiperparatiroidismo renal secundário/ osteodistrofia renal).
    • Perda de proteínas (síndrome nefrótico/trombose).
    • Diminuição da reabsorção de bicarbonato e da excreção de protões (acidose metabólica).
    • Diminuição da síntese de eritropoietina (anemia não regenerativa).
    • Alteração da capacidade de concentrar a urina (isostenúria/ hipostenúria/ hipertensão arterial).
    • Falta de excreção de potássio ainda que na maioria de casos de insuficiência renal poliúrica a excreção está aumentada anormalmente sendo uma característica muito especial e constante no gato.

      Através da nutrição, podemos melhorar a insuficiência renal nos cães atuando em 3 níveis:

    • A melhorar os sinais clínicos.
    • A controlar a macro e micronutrição.
    • A atrasar a evolução da doença.

    Descarregue GRÁTIS → Guia de fisiopatologia gastrointestinal do cão e do gato

    Redução da esperança de vida na doença renal crónica

    O prognóstico da insuficiência renal crónica é geralmente mau por si só, se bem que em muitos casos, se os sinais clínicos e as consequências metabólicas não forem severas, os animais podem viver durante meses ou anos com uma qualidade de vida aceitável. Foi demonstrado que em cães afetados com insuficiência renal crónica um tratamento dietético adequado pode melhorar significativamente a qualidade de vida e aumentar até 3-2 vezes a esperança de vida. A nova fórmula clinicamente provada de advance Veterinary diets renal é uma dieta que reduz em 14 % a excreção de azoto pelo rim, com uma eficácia através de 3 vias:

    • Redução da excreção de azoto através do rim: Reduz o azoto excretado através do rim, graças à suplementação com fibras solúveis de alta fermentação intestinal, redução do nível proteico e suplementação com proteína de alta qualidade. As fibras solúveis melhoram a saúde digestiva (Simpson 1998), além disso estimulam o crescimento da flora intestinal (Younes 2004, Verbrugghe 2010). A microbiota intestinal consome ureia plasmática e produz propionato, que provoca a poupança de aminoácidos.
    • Proteção glomerular
    • Controlo da acidose

    A sua composição é especial para lidar com os sintomas da doença renal crónica, tais como a hiperfiltração dos nefrónios, a proteinúria, a síndrome urémica ou o hiperparatiroidismo. Aceda a este artigo sobre outras características importantes que há de ter a nutrição na insuficiência renal crónica no cão.  

    Insuficiência renal nos cães: Tratamento com benazepril?

    Dado que na medicina humana o benazepril demonstrou ter efeitos benéficos a respeito à melhoria da proteinúria e ao prolongamento de vida em pacientes com insuficiência renal crónica (IRC) no ano 2000 publicou-se um estudo 1 que avaliava a eficácia do benazepril nos cães com IRC. Eles descobriram que os cães tratados tinham menor proteinúria, melhor condição geral e apetite, e menos perda de peso do que cães no grupo placebo. Os tempos de sobrevivência, embora tenham sido maiores no grupo benazepril do que no grupo placebo (290 e 236, respetivamente), não tiveram diferença significativa.   1.Cotard JP. Efeitos do tratamento com benazepril nos cães com insuficiência renal crónica. Procc. ESVIM 2000 Neuchatel   Também pode descarregar o guia sobre fisiopatologia gastrointestinal do cão e do gato neste link.  

    Descarregue GRATUITAMENTE → Clinical Tool: Abordagem multimodal  no tratamento das doenças do trato urinário inferior felino.