Tempo de leitura: 2 minutos

 

Na clínica veterinária é fundamental termos acesso a informações fiáveis e de forma rápida. Selecionámos o top 5 dos livros de veterinária. Imprescindíveis na sua biblioteca!

Hoje em dia as informações de que dispomos são praticamente infindáveis. Tal quantidade de informação exige uma triagem, de modo a confiarmos apenas em fontes de informação reconhecidas. Uma boa bibliografia faz parte do êxito de uma clínica veterinária. Assim, neste artigo decidimos elaborar uma lista com os 5 livros de veterinária imprescindíveis, que não poderão faltar na sua biblioteca.

Selecionámos 5 livros de veterinária generalistas e com um preço razoável. Além disso são bastante recentes e atualizados. Neste nosso top 5, todos eles merecem o primeiro lugar:

 

  1. Small Animal Medical Differential Diagnosis: A Book of Lists, 2.ª Edição. (Mark Thompson)

É um guia de bolso conciso sobre o diagnóstico diferencial, a etiologia e as alterações de laboratório das principais doenças dos cães e dos gatos.  Inclui mais de 400 listas com informações relativas aos diagnósticos médicos mais importantes.

 

New Call-to-action

 

Os diagnósticos também estão organizados por sinais e sintomas e listados por ordem de incidência.

A sua principal vantagem é o tamanho de bolso, o que o torna num livro de veterinária muito prático para ser consultado de forma simples e rápida.

livros de veterinária

 

  1. Small Animal Surgery Expert Consult. 4.ª Edição (Theresa Fossum)

Este livro de veterinária foca-se na cirurgia de pequenos animais. Inclui desde os procedimentos mais básicos como esterilizações, até cirurgias complexas como a craniotomia ou a lobectomia pulmonar.

Também contém os últimos avanços das técnicas de imagem, da medicina regenerativa, da cirurgia pouco invasiva e da neurologia. Além disso, oferece um acesso via web com atualizações quinzenais do conteúdo, vídeos e casos clínicos.

De destacar são as ilustrações (mais de 1500), as quais oferecem informações detalhadas sobre as diferentes técnicas cirúrgicas. De igual modo, disponibiliza informações práticas sobre situações de urgência que possam surgir.

Como novidade, inclui um capítulo focado na investigação neurológica, acompanhado de conceitos neuroanatómicos e neurofisiológicos, bem como de princípios que nos permitem interpretar uma ressonância magnética.

 

livros de veterinária

  1. Small Animal Internal Medicine (Small Animal Medicine) 5.ª Edição (Richard W. Nelson, C. Guillermo Couto)

Trata-se de um livro de veterinária com ênfase na medicina interna integrada na prática clínica. Utiliza imagens para facilitar o diagnóstico e o tratamento. As tabelas-resumo ajudam a reconhecer os sinais clínicos, as suas possíveis causas e os diferentes tratamentos.

Inclui mais de 850 fotografias e ilustrações. Além disso, os algoritmos práticos auxiliam na tomada de decisões de acordo com as diferentes conclusões clínicas.

 

livros de veterinária

  1. Small Animal Emergency and Critical Care Medicine: Self-Assessment Color Review (Veterinary Self-Assessment Color Review Series), 2.ª Edição (Rebecca Kirby, Elke Rudloff, Drew Linklater)

Este livro de veterinária é focado na gestão das diferentes emergências e situações críticas que podem surgir no dia-a-dia de uma clínica veterinária. O tratamento destes casos deverá ser realizado o mais rápido possível e por ordem de gravidade da urgência.

Esta segunda edição disponibiliza mais de 200 novos casos clínicos organizados com ilustrações e várias questões, que vão sendo esclarecidas no decorrer do livro.

O livro desenvolve todos os aspetos da medicina de urgência e os diferentes cuidados críticos.

 

livros de veterinária

  1. Differential Diagnosis in Small Animal Medicine Paperback (Alex Gough, Kate Murphy)

Este guia de bolso combina uma abordagem integral dos diferentes diagnósticos diferenciais com uma ampla gama de sinais clínicos.

A nova edição foi atualizada e melhorou a sua acessibilidade, através da inclusão de listas ordenadas alfabeticamente.

Fornece informações úteis para a prática diária dos veterinários de pequenos animais, evitando horas de procura de informação.

 

livros de veterinária

 

New Call-to-action