Entradas filtradas por Medicina e cuidados

Parvovírus canino sequelas

parvovirose canina

Tempo de leitura: 2 minutosA enterite por parvovírus é uma das causas mais importantes da morbilidade e mortalidade em cães jovens. O facto de não se haver podido controlar essa epidemia está relacionado à capacidade do vírus de adaptação e ao aumento sua resistência e virulência. Exporemos abaixo detalhes importantes que ajudam no manejo desta doença.

Doxiciclina, veterinária: constrição esofágica nos gatos

doxiciclina vet

Tempo de leitura: 2 minutosA doxiciclina é um antibiótico da família das tetraciclinas que é utilizado em veterinária para o tratamento de algumas infeções ou na prevenção das mesmas. A patologia esofágica no gato (esofagite ou contrição esofágica) é uma patologia rara no gato, mas foi descrita em relação ao uso de alguns fármacos. Um deles é a doxiciclina.

Traumatologia veterinária: Como tratar as feridas aberta?

traumatologia veterinária

Tempo de leitura: 3 minutosCurar de forma correta uma ferida no cão pode ser a diferença entre uma cura rápida. ou pelo contrário, que esta se infete e fique pior. Neste artigo, iremos debruçar-nos sobre uma série de conselhos para tratar feridas abertas. Para um traumatologista veterinário o manejo deste tipo de patologia é simples, porém pode complicar-se para […]

Existe uma mielopatia associada à leucemia em gatos?

leucemia em gatos

Tempo de leitura: 2 minutosO vírus da Leucemia Felina é devastadora na maioria dos animais infetados. É a causa de doenças proliferativas e imunossupressão, que facilita o aparecimento de doenças infeciosas. Além disso, alguns dos gatos que cronificam a infeção deste vírus, acabam por desenvolver um síndrome neurológico. Neste artigo resumimos o estudo em que foi descrito.

Leucograma de stress: o que o causa e em que consiste?

leucograma de stress

Tempo de leitura: 2 minutosA citologia sanguínea em pequenos animais é cada vez mais utilizada como técnica de rotina nos processos diagnósticos veterinários A avaliação do sangue converteu-se numa ferramenta de diagnóstico importante para o veterinário. É cada vez mais utilizada na prática clínica veterinária. O estudo das extensões ou raspagem de sangue periférico é fundamental para conseguir uma […]

¿Qué es la mielomalacia hemorrágica progresiva?

mielomalácia

Tempo de leitura: 2 minutosLa mielomalacia hemorrágica progresiva es una alteración de la vascularización de la médula espinal que resulta fatal. La hemorragia y la isquemia provocan necrosis progresiva del tejido nervioso que concluye finalmente en fallo respiratorio. Detectarlo convenientemente y realizar un diagnóstico certero puede evitar el sufrimiento innecesario del animal.