Tempo de leitura: 2 minutos

 

O mundo dos artigos para cães apresenta constantes novidades. A mais recente no mercado é a coleira de treino para cães. Iremos explicar-lhe as suas principais características.

 

New Call-to-action

 

O que são as coleiras de treino para cães?

Um dos novos artigos para cães que surgiu ao longo dos últimos anos é a coleira de treino. São dispositivos simples e eficazes, utilizados para treinar cães e evitar, de forma gradual, comportamentos indesejáveis por parte do cão, como por exemplo latidos, agressividade ou fugas. Além disso, podem ser utilizados para ensinar o cão a responder quando chamado.

Uma das principais vantagens é a de poderem ser controlados através de um comando à distância. Proporcionam um alcance de entre 200 e 1200 metros, dependendo da marca do dispositivo.

Até ao momento, as opções previamente disponíveis no mercado para o treino de cães eram as coleiras com pequenos arames instalados no interior e as coleiras com elos de constrição. Este novo artigo para cães é um método de treino menos cruento e não é necessário haver contacto direto com o animal.

 

Como funcionam as coleiras de treino?

Têm como objetivo melhorar o conforto do cão, evitando comportamentos que possam ser um fator de stress para o mesmo. Nunca, sob pretexto algum, deverão ser utilizadas como um castigo para o animal; é necessário utilizar o dispositivo de forma responsável.

Tipos de estímulo: De acordo com a classe de coleira de treino a escolher, há várias advertências a ter em conta:

  • Vibração
  • Som
  • Impulsos elétricos.

 A intensidade dos estímulos é regulável, já que cada cão possui uma sensibilidade diferente. De qualquer forma, é necessário sublinhar que a intensidade dos impulsos elétricos é transmitida em miliamperes e não provoca dor. A melhor forma de o comprovar é utilizar o estímulo em nós mesmos antes de o aplicar ao cão.

Componentes: As coleiras são constituídas por uma coleira normal de cão, à qual é unido o dispositivo responsável por gerar o som, a vibração e o impulso elétrico. Este estímulo atua de forma condicionada. A ideia é que o cão relacione o estímulo com um comportamento que não deverá ter.

Cada cão é um mundo, e por isso reagem de formas muito diferentes à aplicação do estímulo. Há cães que aprendem muito rápido e outros que necessitam mais tempo para o fazer. O importante é manter a determinação, para que este artigo para cães consiga atingir o seu objetivo educativo.

 

Quais as marcas e modelos existentes no mercado?

Existem muitos modelos diferentes disponíveis no mercado, inclusive alguns deles resistentes à água. Existem até modelos para 2 e 3 cães, controlados a partir do mesmo comando. A oferta é muito diversificada. A gama de preços varia desde os 50 até aos 200 euros, em função da sofisticação e características da coleira.

Algumas das marcas mais conhecidas são a Petrainer, a Yatek, a Petsafe… mas existem muitas mais. Em termos práticos, as diferenças que possuem entre si são as seguintes:

  • O material da coleira
  • A capacidade de alcance
  • O tipo de bateria ou de pilhas que utilizam

 

Artigos relacionados:

 

New Call-to-action