O seu logo (de logotipo) representa a sua clínica veterinária? | Vets & Clinics

O espaço de referência dos veterinários #SomosVets

O seu logo (de logotipo) representa a sua clínica veterinária?

Deveríamos repensar se o nosso logo de clínica veterinária representa verdadeiramente o centro e, mais importante, se os clientes se revêem nele. A sua equipa considera-o seu? O nome da clínica, as cores da empresa, as fontes e tipografias do logotipo...

Gestão de uma clínica

Deveríamos repensar se o nosso logo de clínica veterinária representa verdadeiramente o centro e, mais importante, se os clientes se revêem nele. A sua equipa considera-o seu? O nome da clínica, as cores da empresa, as fontes e tipografias do logotipo... Atrás de todos estes fatores deve existir um processo que, muitas das vezes, é levado a cabo de forma ligeira e ao qual não se dá a devida e merecida importância.

Descarregue GRÁTIS → Guia de fisiopatologia gastrointestinal do cão e do gato

Nalguns casos, os logos para empresas são improvisados, pouco profissionais ou, até, herdados de outros negócios antigos e trespassados. Encontrar um bom logotipo é uma das tarefas que, entre muitas, um bom gerente deverá desempenhar.

O logotipo

Mas, o que é um logotipo? É um símbolo gráfico que identifica uma empresa, marca ou produto. Costuma ser um símbolo (algo que se relaciona diretamente com o logo) e um nome, normalmente a designação da empresa e pode incluir um «nickname», que pode ser a missão do negócio, um slogan, uma ideia, etc.

O logotipo é algo que, em várias ocasiões e com uma boa motivação e planificação, pode ser mudado, ao contrário do nome da clínica, que deverá manter-se estável e imutável ao longo do tempo.

Algumas características adicionais que um logotipo deve incluir são: ser visível e legível mesmo no tamanho mais pequeno; adaptável a qualquer tamanho exigido, desde um pequeno selo até um cartaz gigante; e reproduzível sem restrições materiais, já que deverá estar presente em rótulos de vinil, em papel e em cartões plásticos, por exemplo. Além disso, deverá ser fácil de memorizar e diferenciar a nossa clínica da concorrência.

A denominação da clínica veterinária

Algo que muitas das vezes passa despercebido é o nome da nossa clínica, que já vimos que perfaz metade do logotipo e que nos irá identificar de forma falada e por escrito perante os nossos clientes e possíveis novos clientes. Se a nossa clínica é de abertura própria ou nos chegou às mãos após um trespasse e não queremos manter o nome anterior, o processo de encontrar e formar um nome (naming) é outro dos passos, em conjunto com o desenhar do logotipo, que deveremos empreender de forma profissional.

A imagem corporativa

Todo este processo deverá ficar guardado num único documento denominado Manual de Identidade Corporativa, e nele se engloba tudo o que referimos até agora: logotipo, modulação, estilos cromáticos, tipografias e fontes, dimensões; e numa linguagem que deverá ser compreendida pelos peritos do mundo do design e das artes gráficas, já que este documento será o que temos de enviar aos nossos parceiros de imprensa para elaborar novos cartões de visita, aos nossos designers da web, aos profissionais que se dedicam à elaboração de rótulos, etc.

Manter essa imagem corporativa será de vital importância para sermos um negócio totalmente identificável e sem darmos lugar a enganos.

Para resumir, a concepção do logotipo e de toda a imagem corporativa será um processo que é preferível delegar em mãos de profissionais, o que nos irá facilitar o trabalho e, com certeza, o resultado será igualmente de cariz profissional. Um bom logotipo e um adequado uso do mesmo irá supor um investimento inicial que mais tarde será refletido de forma positiva e eficaz no nosso balanço de resultados.

 

AFF - TOFU - Aprende a interpretar la cuenta de resultados - POST