Vantagens de consultar um Simposium Terapêutico atualizado | Vets & Clinics

O espaço de referência dos veterinários #SomosVets

Vantagens de consultar um Simposium Terapêutico atualizado

A imagem que o veterinário passa para o cliente quando, por exemplo, receita um medicamento que já não existe, não é boa. Por isso, é fundamental conhecer todas as novidades do mercado relativas a medicamentos veterinários.

Gestão de uma clínica

Um medicamento veterinário é uma substância ou combinação de substâncias que tem propriedades curativas ou preventivas em relação às doenças dos animais.

Descubra

Os medicamentos veterinários podem classificar-se de diversas formas. Podemos classificá-los pela sua natureza (imunológico, farmacológico), pelas suas propriedades (analgésico, anestésico) ou pelo seu modo de administração (creme, comprimidos), entre outros fatores.

Em geral, podemos distinguir três tipos de medicamentos veterinários: as vacinas, os antibióticos e os antiparasitários. Além disso, qualquer medicamento que seja lançado no mercado deve ser previamente aprovado pela autoridade competente, que comprova que cumpre uma série de normas.

O simposium veterinário permite consultar de forma simples todos os medicamentos existentes no mercado atual para os animais, proporcionando vantagens tanto para a sua clínica veterinária como para os seus clientes.

Vantagens para a sua clínica veterinária:

  • Atualização imediata. O simposium veterinário costumava ser publicado anualmente, mas, atualmente, graças às novas tecnologias, é atualizado quase diariamente para conter todos os medicamentos existentes no mercado e as alterações feitas aos mesmos.
  • Informações sobre cada medicamento. Relativamente a cada medicamento contido num simposium veterinário, é possível consultar dados como: a forma de apresentação do medicamento (comprimidos, xarope, gotas, creme), os usos para os quais está aprovado, a substância ativa, as contraindicações, as doses, os medicamentos com os quais pode interagir ou a existência/ausência de um medicamento genérico.
  • Boa imagem perante o cliente. Os seus clientes receberão todas as informações de que necessitam sobre os medicamentos a administrar aos seus animais e isso promoverá a confiança na sua clínica, proporcionando-lhe clientes mais fiéis e que o recomendarão.

Descarregue GRÁTIS → Guia de fisiopatologia gastrointestinal do cão e do gato

Vantagens para os seus clientes:

  • Segurança. Os seus clientes irão sentir-se seguros ao administrarem os medicamentos aos seus animais, visto que terão todas as informações de que necessitam para o fazer corretamente e conhecerão os efeitos secundários, caso os haja.
  • Confiança em que é utilizado o medicamento mais adequado. A utilização do simposium veterinário atualizado permitirá que cada cliente utilize para o seu animal o medicamento adequado e mais atual.
  • Esclarecimento de dúvidas. Qualquer questão que o cliente apresente em relação ao medicamento receitado poderá ser esclarecida de forma rápida pelo médico veterinário, consultando o simposium, pelo que a solução será rápida.

A Direção Geral de Alimentação e Veterinária tem disponível um simposium online onde poderá aceder às informações sobre medicamentos veterinários. Nos critérios de pesquisa poderá procurar pelo nome do medicamento ou pela substância ativa, entre outros. Por exemplo, se pesquisar ACTICAM verá que são comprimidos mastigáveis para cães e que a substância ativa é o meloxicam. Se clicar no resumo de características do medicamento veterinário (RCMV) verá todas as informações sobre o medicamento e que é utilizado para o alívio de dor e da inflamação em transtornos musculoesqueléticos agudos e crónicos.

Por outro lado, o médico veterinário tem a obrigação de comunicar a existência de reações adversas sobre um medicamento à Direção-Geral de Alimentação e Veterinária através do Sistema Nacional de Farmacovigilância Veterinária, ou ao fabricante do medicamento. Isto permite realizar um trabalho de farmacovigilância em que os veterinários têm um papel essencial, graças aos seus conhecimentos técnicos e ao desenvolvimento da sua atividade numa clínica.

Portanto, é evidente que as novas tecnologias aportam vantagens não só à nossa vida diária como também à atividade dos médicos veterinários e ao seu trabalho no momento de prescrever medicamentos, visto que a possibilidade de consultar um simposium veterinário online reduz os possíveis erros e proporciona respostas rápidas.

FAQs Alimentaçao