A odontologia veterináriadá qualidade de vida aos nossos animais | Vets & Clinics

O espaço de referência dos veterinários #SomosVets

A odontologia veterinária dá qualidade de vida aos nossos animais

Apresentamos-lhe a entrevista sobre Odontologia Veterinária, pela Dra. Aurora Mateo, especialista em Odontologia e Cirurgia Oral Veterinária. Ainda que represente uma das especialidades menos conhecidas, tem um grande caminho a percorrer pela frente, e é cada vez mais procurada pelos donos preocupados com o bem-estar dos seus animais de estimação.

Nutrição e doenças

A odontologia veterinária não é uma das especialidades mais conhecidas, ainda assim, a sua procura tem vindo a aumentar devido ao crescente interesse pelo bem-estar do animal. No entanto, a doença periodontal continua a ser a doença mais frequente em cães e gatos devido ao facto, assinalado pela Dra. Aurora Mateo, da falta de consciencialização sobre a importância da escovagem frequente dos dentes dos nossos animais de estimação.  

Promover a escovagem dos dentes constitui a melhor estratégia para a prevenção da doença periodontal

A Dra. Mateo defende uma maior consciencialização entre os veterinários de pequenos animais em relação à saúde oral e ao conhecimento das rotinas de higiene oral. Desta forma, desde a primeira consulta do animal, o profissional pode iniciar as revisões orais e fornecer indicações, conselhos ou instruções específicas ao dono sobre os cuidados orais do animal. Esta constitui a forma mais eficaz de prevenir a doença periodontal e a gengivite nos nossos animais de estimação.  

Descarregue a guia gratuitamente para saber tudo sobre a Imunonutrição dos cães

  Além disso, como complemento para a higiene oral dos cães, podem utilizar-se snacks em forma de sticks dentais que ajudam a limpar os dentes, ao mesmo tempo que evitam a acumulação de tártaro, estimulando a mastigação. Pode saber mais sobre os snacks funcionais da Advance no seguinte vídeo:  

 A odontologia, oportunidade de negócio para a clínica veterinária

A promoção do cuidado da higiene oral dos animais de estimação entre os donos, além de melhorar o estado de saúde dos cães e gatos a curto e longo prazo, também constitui uma forma de detectar doenças previamente, e que mais tarde possam ser graves para o animal. Um dono instruído para verificar periodicamente a cavidade oral do seu animal de estimação irá alertar o veterinário sobre problemas que se possam resolver, e que de outra maneira nunca chegariam a solucionar-se, ou que se tratariam num estado já bastante avançado e com menos probabilidades de cura, após o animal sofrer o problema durante um longo período. A prevenção e tratamento das patologias orais são competências do veterinário que ainda não foram bem exploradas, e que podem gerar movimento na clínica veterinária se forem corretamente geridas.  

As doenças orais e dentais mais frequentes em animais de estimação

Como já referimos anteriormente, a doença periodontal constitui o problema mais frequente em cães e gatos, apesar de ser facilmente prevenida por meio de uma higiene oral adequada. No entanto, o veterinário poderá também deparar-se com outras doenças frequentes que exigem a intervenção de um especialista. Nos gatos, por exemplo, é muito frequente a gingivoestomatite crónica, uma doença que, atualmente, pode ser controlada com recurso a tratamento e cuidados adequados. Igualmente, são frequentes as consultas relacionadas com traumatismos, que podem exigir cirurgias complexas. Também é habitual ser necessária uma atenção especializada de odontologia em casos de tumores orais que necessitem extirpação e cirurgia reconstrutiva. Por fim, a má oclusão requer também uma atenção especializada, e um diagnóstico precoce no caso dos cachorros.

AFF - TOFU - Guía GI Parte2 - POST