VT_Tematica_Dermatologia_detail.jpg VT_Tematica_Dermatologia_detail.jpg
  • Tempo de leitura: 5 mins

    Ácaros nos gatos: eficácia do tratamento contra a cheyletiellosis felina

    A cheyletiella é uma doença comum nos gatos produzida por ácaros. Este ácaro afeta cães, gatos e coelhos, e pode ser observado a olho nu. Quanto ao tratamento, explicar-lhe-emos como a pulverização com fipronil pode ser usada nos filhotes.

    Descarregue de forma gratuita → Relatório sobre a dermatite atópica canina.

    O que é a Cheyletiellosis?

    É uma doença causada por ácaros nos gatos, se bem que também é comum nos cães e coelhos, sendo o responsável um ácaro superficial do género Cheyletiella spp (Cheyletiella blakei nos gatos). É uma dermatite transmissível, incluindo a pessoas, que também é conhecida pelo nome de «caspa andante», provocando uma afetação cutânea exfoliativa e superlativa devido a que estes ácaros levam com eles produtos da descamação produzida. Adota este nome devido à forma que os ácaros se movem debaixo de uma capa de queratina empurrando até cima a pele de modo a parecer que se estão a movimentar.

    Trata-se de uma doença altamente contagiosa sobretudo entre gatos jovens, por contacto direto ou através de fómite. Quanto aos sintomas provocados por estes ácaros nos gatos, produzem umas descamação excessiva sobre a linha média dorsal do lombo e um excesso de gordura na pelagem, com um prurido variável.  

    Embora se possa observar a olho nu, para um melhor diagnóstico deve ser feito um exame microscópico de impressões, escovagens ou rapagens da pele. Aqui pode aceder a outras doenças cutâneas nos gatos.  

    Descarregue de forma gratuita → Relatório sobre a dermatite atópica canina.

    E quanto ao tratamento?

    O tratamento desta doença cutânea pode ser administrado por diferentes vias, entre as quais a aplicação de produtos tópicos como o fipronil. A aplicação de uma fórmula com 10 % de fipronil diretamente no local tem demonstrado ser totalmente efetiva para a eliminação de uma infeção existente por cheyletiella nos gatos. Em 2005 foi publicado um estudo que confirmou esta eficácia. Para isso selecionaram uma amostra de gatos heterogenia que foi infetada com cheyletiella para ser tratada com a fórmula nomeada, com uma avaliação, tanto clínica como diagnóstica em dias sucessivos.

    Descobriram que as contagens individuais no dia 0 foram entre 1 e 40 ácaros em cada indivíduo, sem detetar ácaros nos animais tratados com o produto nas duas avaliações pós-tratamento. Em 56 % dos gatos as lesões se revolveram nos primeiros 14 dias depois do tratamento. No final da avaliação, 75 % dos animais estavam sem lesões. A eficácia do produto para a eliminação dos ácaros foi de 100 % em cada gato em comparação com as contagens de ácaros antes do tratamento. Pode aceder a este artigo de investigação sobre a dermatite atópica nos cães a partir desta ligação.  

    AFF - TOFU - CR Derma Atopic - POST

    1. Scarampella F, Pollmeier M, Visser M, Boeckh A, Jeannin P.. Eficácia do fipronil no tratamento da cheyletiellosis felina. Vet Parasitol. 2005 May 15;129(3-4):333-9.