Tempo de leitura: 2 minutos

 

Sabemos a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde, mas em que consiste? Por que razão traz benefícios?

Cada vez temos mais consciência da importância das dietas equilibradas para a nossa saúde. Somos o que comemos! E o mesmo se aplica aos nossos animais de estimação.

A nova gama Advance Veterinary Care Nutrition  surgiu a partir da importância de administrar dietas equilibradas aos nossos animais de estimação. O seu objetivo é melhorar os benefícios das dietas regulares. Para o conseguir, baseia-se em três pontos:

  • Melhorar a absorção dos alimentos
  • Proteína ideal
  • Presença de minerais orgânicos

 

Melhorar a absorção

As dietas equilibradas procuram melhorar a absorção através do aumento da biodisponibilidade. Pretende-se otimizar o aproveitamento do alimento, minimizando a produção de resíduos.

 

New Call-to-action

 

As proteínas são fornecidas de forma hidrolisada, isto é, divididas em péptidos, para facilitar a passagem dos aminoácidos através da parede intestinal (Sleisenger and Kim 1979). Para isso, as proteínas são submetidas a uma hidrólise enzimática durante o processo de fabrico do produto, que as divide nos seus componentes estruturais fundamentais.

O resultado é um aumento da solubilidade da proteína em cerca de 50%, em comparação com a preparação standard.

alimentação equilibrada 

Proteína ideal

Uma proteína é considerada ideal quando inclui todos os aminoácidos essenciais na sua composição.

Nas dietas equilibradas é importante que contenham não só todos os aminoácidos essenciais, mas também que os mesmos estejam presentes na proporção adequada. A proporção de aminoácidos deverá coincidir com a de proteínas a serem sintetizadas. Se esta proporção não for correta nem equilibrada, muitos aminoácidos não serão aproveitados, o que irá gerar resíduos desnecessários, diminuindo a eficácia.

 

alimentação equilibrada

 

Na elaboração da gama Advance Veterinary Care é utilizada carne fresca, uma vez que se desnatura bastante menos durante o processo de fabrico.

 

Presença de minerais orgânicos

Os minerais orgânicos surgem da união de um mineral com um ou mais aminoácidos. Este facto melhora a sua absorção, uma vez que inibe fatores como os sulfatos ou o ácido fítico que diminuem a sua absorção. É por essa razão que são utilizados na elaboração de dietas equilibradas.

Os níveis de minerais orgânicos observados no plasma são mais elevados do que aqueles administrados de forma inorgânica, já que atravessam a parede intestinal através de transportadores alternativos.

 

alimentação equilibrada

 

O Zinco (Zn) influi no metabolismo energético dos hidratos de carbono, da síntese de proteínas e dos ácidos nucleicos, uma vez que faz parte de muitas enzimas que intervêm nos referidos processos metabólicos. Contribui para a integridade epitelial e para a cicatrização. É indispensável para o funcionamento correto do sistema imunitário.

O Manganês (Mn) é necessário para a formação do colagénio, para o crescimento dos ossos e para a digestão das proteínas. Além disso, é um antioxidante que diminui a concentração de radicais livres.

 

alimentação equilibrada

Além destes 3 pontos básicos, outra das vantagens que advêm da dieta Advance Veterinary Care é a otimização do uso dos cereais. Baseia-se na utilização de 4 cereais diferentes:

  • Arroz, que melhora a digestibilidade
  • Milho, para aumentar o fornecimento energético
  • Trigo, pela sua libertação lenta de energia
  • Cevada, pelo seu alto teor de fibra alimentar.

 

Artigos relacionados:

 

New Call-to-action