Tempo de leitura: 2 minutos

 

Os gatos são afetados pelas variações no seu meio envolvente. Se estas modificações não forem do seu agrado, o seu stress poderá aumentar e provocar, inclusive, o aparecimento de doenças urinárias. Vamos mostrar-lhe como evitar este problema através dos brinquedos para gatos domésticos e de outras medidas simples.

Os gatos são animais muito sensíveis às modificações no ambiente que os rodeia. O facto de não se sentirem confortáveis no seu espaço terá consequências diretas na sua saúde. Podem mesmo apresentar doenças urinárias, como a FLUTD, das quais falámos neste artigo anterior relativamente a cálculos de oxalato e cálculos de estruvita.  Para diminuir o stress do gato são fundamentais os brinquedos para gatos domésticos.

Neste artigo iremos explicar-lhe os fatores mais importantes para reduzir o stress dos gatos, bem como disponibilizar-lhe ações de melhoria ambiental.

 

New Call-to-action

 

O que é a modificação do meio envolvente?

Existem várias medidas que podemos tomar com vista a modificar o ambiente em que o gato vive.  São conhecidas como intervenções MEMO (multimodal environmental modification) e consistem numa série de mudanças para implementar no meio envolvente do gato, de forma a diminuir os seus níveis de stress e melhorar a sua qualidade de vida (Buffington 2006).

Pontos chave para reduzir o stress no gato: Existem 6 fatores chave que podemos modificar no meio envolvente para reduzir o stress do gato. São eles:

  1. Manter a zona de descanso elevada,num lugar isolado e tranquilo da casa. Será preferível que o seu lugar de descanso esteja longe de zonas com correntes de ar.
  2. Proporcionar esconderijos e escapatórias. O gato deverá dispor de liberdade de movimentos, incluindo a possibilidade de trepar e explorar o espaço à vontade.
  3. Manter a caixa de areia limpa. Mudar a areia todos os dias e efetuar uma limpeza a fundo todas as semanas.
  4. Proporcionar comida e bebida frescas,dispostas em diferentes bebedouros. É necessário renovar frequentemente a água e a comida. É importante que nos lembremos de colocar a comida e a água longe da caixa de areia e em zonas tranquilas, de modo a que o gato possa comer de forma sossegada.
  5. Colocar um arranhador e alternar os brinquedos para gatos domésticos 
  6. Contacto social. O gato deverá ter a possibilidade de escolher se quer brincar com humanos ou com outros gatos, segundo as suas preferências.

Nesta ferramenta clínica elaborada pela Affinity Petcare poderá encontrar mais informações e visualizar de forma esquemática as intervenções a realizar para diminuir o grau de stress do gato.

 

Importância dos brinquedos para gatos de interior

A alternância dos brinquedos é essencial. Será necessário disponibilizar um brinquedo diferente todas as semanas para que o gato se sinta estimulado pela constante novidade. Isto não significa que tenhamos de comprar um brinquedo novo todas as semanas, mas sim ter vários à disposição e revezá-los para estimular a curiosidade do gato…

Os brinquedos para gatos de interior deverão imitar as presas preferidas do felino, tanto o seu aspeto como a sua funcionalidade. Deverão ser objetos que o gato possa morder e arrastar com facilidade. Também é recomendável que o brinquedo se mova.

 

New Call-to-action