Cursos de veterinária online: aprenda mesmo sem tempo

cursos veterinária online Tempo de leitura: 5 minutos

Realizar cursos de veterinária online é uma das formas mais adequadas para adquirir formação na área, já que são acessíveis a todos os profissionais e oferecem total flexibilidade de horários, sem deslocações.

A massificação do uso da Internet e a queda dos preços da informática e das comunicações permitiram o desenvolvimento da formação on-line. Os cursos de veterinária on-line proporcionam tantas vantagens que todos os dias ganham mais terreno para a conquista de um importante lugar no âmbito da formação contínua, um fator imprescindível, como já verificámos num artigo anteriorUm dos maiores problemas na hora de adquirir formação é a falta de tempo, problema esse que pode ser resolvido com recurso à formação on-line. Além disso, possibilita uma aprendizagem de forma muito visual e prática, pela mão de especialistas, e muito mais económica do que a formação presencial. Obviamente, existem casos em que são necessárias a formação presencial e a prática, mas neste artigo iremos focar-nos nas vantagens que a Internet oferece.

 

New Call-to-action

 

Estima-se que no ano de 2019 50 % de todas as aulas lecionadas nos Estados Unidos serão on-line. Se nos focarmos no caso de Espanha, e de acordo com um estudo da Randstad sobre tendências em formação, o uso do método on-line cresceu ano após ano, até atingir valores de 26% de investimento e ser utilizado por cerca de 70% das empresas com mais de 100 trabalhadores; trata-se já do segundo método de formação mais adoptado. Constata-se que melhorar a nossa formação profissional através de cursos on-line é uma tendência que se popularizou em Espanha.

cursos veterinária online

Cursos de veterinária online: aprenda mesmo sem tempoConcentremos-nos no setor veterinário: existem várias empresas que já oferecem cursos de veterinária on-line, como o Grupo Asís, que registou 30.000 profissionais nos seus cursos de formação na Internet entre os anos de 2010 e 2014. De igual modo, várias empresas do setor criaram as suas próprias plataformas de e-learning, como é o caso da Affinity Petcare com a Vets Affinity, a plataforma de formação on-line exclusiva para veterinários da Affinity Petcare.

 

O que é a formação on-line ou e-learning?

Trata-se de uma forma de poupar tempo e custos que permite aos profissionais refletir enquanto aprendem, investigar, analisar, resumir e adquirir formação de modo cooperativo, para posteriormente aplicar no seu trabalho diário os conhecimentos adquiridos.

  • Uma ferramenta de aprendizagem. A formação on-line é uma ferramenta valiosa que oferece as melhores possibilidades para que os profissionais com agendas preenchidas possam atualizar os seus conhecimentos.
  • Um programa de formação. Disponibilizam-se vários conteúdos teóricos, completos e atualizados.
  • Um proporcionador de experiências interativas. Os alunos entram em contacto com um grande nível de interatividade no que toca à resolução de casos práticos da vida real e simulações de ambientes.
  • Um meio de atualização a partir de qualquer lugar e a qualquer hora. Vivemos num enquadramento caracterizado por mudanças constantes, que exigem ao profissional veterinário uma contínua atualização de conhecimentos por forma a construir critérios sólidos de atuação na hora de tomar decisões.

Há vários setores de atividade interessados nesta metodologia de aprendizagem; de acordo com um relatório recente realizado em 2015, “a produtividade das organizações está intimamente ligada à aprendizagem, e o êxito da mesma relaciona-se com a capacidade de personalização e adaptação ao utilizador”.

Existe uma ampla variedade de modalidades de formação on-line, desde as fichas de formação acessíveis por telemóvel até às fichas que combinam a formação presencial com materiais integrados numa plataforma on-line (b-learning).

 

5 vantagens dos cursos de veterinária on-line

  1. O aluno mantém-se atualizado em relação às novidades e refresca os conhecimentos.
  2. Permitem que os alunos se conectem a qualquer hora do dia.
  3. Motivam o estudo diário, criando dúvidas e questões que estimulam o aluno a consultar diferentes fontes.
  4. Convertem os tempos mortos em tempo útil de formação e aprendizagem.
  5. Aproximam os materiais e as fontes de conhecimento ao profissional, sem ser necessário deslocar-se para adquirir novas aprendizagens.

 

Qual a metodologia do e-learning?

Geralmente, nos cursos de formação on-line o aluno irá encontrar todos os conteúdos guardados numa aula virtual, a partir da qual lhe é possível estudar as diferentes atividades que o compõem, bem como realizar exercícios e avaliações propostas.

As sessões de formação são habitualmente projetadas por forma a que o aluno se depare com material e conteúdos que utiliza desde sempre no seu trabalho diário. O conteúdo teórico fornece toda a informação necessária que o irá ajudar a tomar as decisões mais acertadas. Possui a vantagem de que o ambiente de aprendizagem será o mesmo no qual desenvolve o seu trabalho, e assim as perguntas e reflexões que vão surgindo no decorrer do curso encontrarão resposta e enquadramento na própria clínica em questão.

 

Características mais importantes da formação on-line

  • Eliminação das barreiras espácio-temporais. Os estudantes podem realizar um curso sem sair de sua casa ou do seu local de trabalho, já que os conteúdos estão acessíveis em qualquer dia e a qualquer hora. Assim, o tempo dedicado à formação é otimizado ao máximo.
  • Formação flexível. A diversidade de métodos e recursos empregues facilita a adaptação às características e necessidades dos alunos.
  • O aluno é o centro dos processos de ensino-aprendizagem. O aluno participa de forma ativa na construção dos seus conhecimentos e decide o percurso formativo que melhor se ajusta ao seu perfil e aos seus interesses.
  • O professor orienta, monitoriza e fornece os processos formativos.
  • Conteúdos atualizados. As novidades e os recursos relacionados com o tema da formação podem ser rapidamente introduzidos nos conteúdos, por forma a que o ensino esteja total e constantemente atualizado.
  • Constante comunicação. Graças às ferramentas incluídas nas plataformas (fóruns, chat, e-mail, etc.) os alunos conseguem estar sempre em comunicação, tanto com os professores como com outros alunos.
  • Personalizada. Porque o sistema de aprendizagem e a avaliação são idealizados em função do progresso de cada aluno.
  • Acessível a todos. O uso da tecnologia democratiza o acesso a pessoas com dificuldades de mobilidade, visuais ou auditivas.
  • É flexível. Podem ser levadas a cabo a partir de casa ou do trabalho, sem necessidade de deslocações, num horário ajustável às necessidades de cada um. A proveniência de alunos de diferentes pontos de origem (nacional e internacional) enriquece o processo de formação.

 

Quais as características que um formador veterinário de e-learning deverá possuir?

  • Especialização
  • Experiência
  • Autores de referência
  • Oferta ampla
  • Domínio técnico e tecnológico
  • Processos de avaliação adequados
  • Meios de difusão
  • Meios de apoio às vendas

 

Lembre-se que a formação on-line

… permite aceder aos recursos da formação 24 horas por dia, 365 dias por ano.

… possibilita uma adaptação ao ritmo de aprendizagem de cada um.

… pode ser realizada a partir de casa, do trabalho e até em viagem.

… os professores encontram-se do outro lado do monitor e as dúvidas são resolvidas à distância de um clique.

… contribui para que a formação profissional alcance um maior número de pessoas.

 

Texto original
NATALIA SAGARRA
Veterinaria

 

Artigos relacionados:

 

New Call-to-action

Entradas relacionadas

No hay comentários

Ainda não existe nenhum comentário para esta entrada.

Escreva um comentário