Ecografia veterinária Vantagens da ecografia em veterinária | Vets & Clinics

O espaço de referência dos veterinários #SomosVets

Ecografia veterinária Vantagens da ecografia em veterinária

A ecografia é uma técnica de diagnóstico de importância vital na medicina veterinária, sendo no setor uma especialidade classificada dentro do diagnóstico por imagem, cuja finalidade é a avaliação dos tecidos moles dos animais.

Medicina e cuidados

Indicações e técnicas ecográficas

A ecografia é uma técnica de diagnóstico de importância vital na medicina veterinária, sendo no setor uma especialidade classificada dentro do diagnóstico por imagem, cuja finalidade é a avaliação dos tecidos moles dos animais.

Este exame utiliza ondas sonoras de alta frequência, especificamente, frequências superiores às audíveis, de modo a permitir ao monitor reproduzir a zona corporal que está a ser explorada pelo profissional veterinário1.

As imagens ecográficas captadas através do ecógrafo correspondem ao aspeto macroscópico de cortes anatómicos concretos, pelo que a soma dos cortes permite estimar o tamanho, a estrutura e a forma do órgão a ser explorado2.

De acordo com a composição da imagem obtida com o ecógrafo, podem distinguir-se três padrões ecográficos:

  • Hiperecoico/hiperecogénico: apresenta uma tonalidade branca que corresponde a uma elevada reflexão dos tecidos, como por exemplo, o osso.
  • Hipoecoico/hipoecogénico: apresenta uma cor cinzenta que representa um nível de reflexão médio, como por exemplo, os tecidos moles.
  • Anecoico/anecogénico: apresenta uma cor preta que indica a não reflexão dos tecidos, como no caso dos lípidos.

Descubra

Vantagens da ecografia em veterinária

Esta técnica por imagem tem uma importância vital devido às suas vantagens, em relação a outros exames diagnósticos, como a radiografia ou o TAC, o que faz com que esteja a ser cada vez mais implementada nos protocolos diagnósticos de várias clínicas veterinárias.

A ecografia é um exame simples e não invasivo, permitindo que, na maioria dos casos, não seja necessária a sedação do animal para a sua realização.

Além disso, é capaz de proporcionar aos veterinários imagens em movimento das estruturas estudadas e uma distinção dos diferentes tipos de tecidos. Pode ainda ser combinada com outras práticas incluídas em vários exames diagnósticos, como o uso de contraste ou punções ecoguiadas, para uma maior precisão na determinação das alterações presentes no animal.

Ao contrário de outras técnicas diagnósticas, a ecografia não emite radiações ionizantes que possam produzir efeitos biológicos adversos que possam colocar a vida do animal em risco.

Da perspetiva dos donos dos pacientes que vão à clínica, a ecografia é uma técnica económica e segura, tanto para o animal como para os operadores que a realizam.

No entanto, é importante que o profissional veterinário esteja familiarizado com a técnica, tanto para a realizar na sua própria clínica, como para saber interpretar os resultados, de modo a poder elaborar um diagnóstico exato e preciso.

Caso clínico

Para demonstrar a eficácia da ecografia no âmbito veterinário, o departamento de I+D da Affinity Petcare publicou um caso clínico em que avaliou a eficácia da dieta Advance Vet Diets Articular +7 Years em cães com idades compreendidas entre os 7 e os 15 anos com coxeio associado a osteoartrite da anca, utilizando, nas avaliações veterinárias dos doentes do estudo, a técnica ecográfica, entre outros exames.

Com o estudo ecográfico, foi possível realizar as medições das articulações coxofemorais esquerda e direita e detetar uma redução da sinovite em ambas as articulações, graças ao uso dessa dieta, o que permitiu reduzir a dor e o grau de coxeio.

Descarregue GRÁTIS → Guia deMicrobiotancjdkd

Conclusões

A ecografia é uma disciplina atualmente presente numa grande proporção de clínicas veterinárias, graças à sua segurança e facilidade de aplicação no doente, permitindo obter informações adicionais de forma mais clara e concisa do que com os outros exames diagnósticos, estabelecer diagnósticos precisos e realizar controlos e seguimentos em doentes em tratamento.

Bibliografia:
1 Mannion P. Principios de diagnóstico ecográfico. Em: Mannion P. Diagnóstico ecográfico en el perro, gato y animales exóticos. ed. Editorial Acribia SA; 2006. p. 1-18.
2 Díez D. Principios básicos de la ecografía. Clin Vet Peq Ani. 1992; 12(3). p. 138-147.

 

Guia GI Parte 2