gestação gato Tempo de leitura: 2 minutos

Os gatos e a sua gestação são um momento crucial, tanto na vida da gata como dos seus futuros gatinhos. O suporte de uma dieta especial para a gata terá benefícios na saúde dos seus futuros filhotes.

Os gatinhos nascem com um sistema imunitário imaturo. Isso deixa-os expostos à mais infeções, que podem ser mais graves durante esse período de vida. Uma maneira de melhorar o desenvolvimento imunológico dos filhotes é através da dieta. Se estão em período de lactação, a dieta especial deverá ser administrada na mãe, para que através do leite os benefícios passem aos filhotes.

Como já explicamos noutro artigo, a dieta deles é diferente da dos animais adultos, porque as necessidades são diferentes. Pode-se acelerar o desenvolvimento do sistema imunitário através dos chamados imunonutrientes (nucleótidos, imunoglobulinas e prebióticos).

  • Nucleótidos: as dietas suplementares com nucleótidos aumentam a produção de anticorpos após as vacinas assim como a capacidade de resposta dos linfócitos.
  • Imunoglobulinas: impedem a reunião de patógenos à mucosa intestinal. Evitam a produção de toxinas e de alterações gastrointestinais.
  • Prebióticos: estimulam o crescimento de bactérias como lactobacillus e bifidobactérias, benéficas para manter o equilíbrio da microbioma intestinal.

 

Gatos e gravidez: Há necessidade de uma dieta especial?

A dieta Advance Kitten é especialmente recomendada tanto para gatinhos de 2 a 12 meses, como para gatas gestantes ou a lactar. É recomendada gatas na gravidez devido a que o futuro gatinho, durante o seu desenvolvimento uterino ou amamentação, pode começar a beneficiar-se dos nutrientes passados para ele através da sua mãe.

 

New Call-to-action

 

A concentração de nucleótido no leite materno dos gatos é muito maior do que a concentração no leite humano. Os gatinhos dependem muito desses nucleótidos produzidos pela sua mãe. Se aumentarmos a produção de nucleótidos na dieta da mãe, esses passaram ao leite e assim ao filhote.

Além disso, a dieta Advance Kitten contem frango e arroz entre os ingredientes, que são fontes de energia de fácil digestão.

Outros benefícios para a mãe e para os gatinhos são:

  • O seu alto teor de proteínas e gorduras, que permite um crescimento muscular adequado e cumprem as altas necessidades energéticas devido ao crescimento.
  • Boa relação cálcio-fósforo para melhorar o desenvolvimento ósseo do gatinho.
  • Ácidos gordos ómega 3 e ómega 6
  • Imunoglobulinas ativas: ajudam a manutenção correta da integridade intestinal.
  • Taurina, essencial para manter uma ótima visão.
  • pH neutro para o correto funcionamento do trato urinário.

 

Como vê podemos antecipar-nos ao nascimento do gatinho, a melhorar o seu desenvolvimento já desde o útero. Tudo isso de uma forma muito sensível, através de uma dieta especial como a Advance Kitten administrada a gatas gestantes.

 

Artigos relacionados:

 

New Call-to-action